
Linux 6.17 é lançado por Linus Torvalds; confira as novidades
Publicado em 29 de setembro de 2025 às 16:52
2 min de leituraLinux 6.17 é lançado por Linus Torvalds • Kernel Linux 6.17 chega com avanços importantes em drivers e estabilidade do sistema;
• A versão melhora o suporte a chips AMD e Intel, além de trazer compatibilidade aprimorada com Macs, por exemplo;
• Novidade já está disponível no site oficial, mas distribuições Linux devem liberar novo kernel de acordo com seus cronogramas de lançamentos.
Pede a tradição que uma nova versão do kernel Linux seja anunciada oficialmente aos domingos. Pois bem, Linus Torvalds aproveitou o último domingo (28/09) para lançar a versão final do Linux 6.17. A novidade chega com vários pequenos aprimoramentos que envolvem chips da AMD e Intel, por exemplo.
Anunciado dois meses após o Linux 6.16, o kernel 6.17 não traz nenhuma grande novidade. Mas o próprio Torvalds sinaliza que isso não é ruim, pois significa que os desenvolvedores não enfrentaram nenhum grande desafio ou contratempo recente nos trabalhos com a nova versão:
Nenhuma grande surpresa na semana passada, então aqui estamos nós, com o kernel 6.17 lançado e pronto para uso.
(…) Não é empolgante, o que é ótimo. Acho que o maior patch disponível são correções para travamento de alguns conflitos de Bluetooth que poderiam causar situações de “use after free” [tipo de erro de memória].
(…) Fora isso, há as correções de driver habituais (GPU e rede dominam [esse aspecto] como sempre, mas essa “dominância” ainda é bem pequena), há algumas pequenas atualizações aleatórias de outros drivers, algum ruído no sistema de arquivos, kernel e mm [gerenciamento de memória].
Linus Torvalds, líder de desenvolvimento do kernel Linux
O que o Linux 6.17 tem de novo?
As novidades do kernel 6.17 podem não ser empolgantes, mas são relevantes. No que diz respeito aos chips da AMD, os avanços envolvem, por exemplo, o suporte ao driver Hardware Feedback Interface (HFI), que contribui para o uso mais eficiente dos processadores Ryzen por meio da distribuição mais inteligente das cargas de trabalho entre os núcleos.
Também há suporte para a função SmartMux, que permite alternar de modo mais eficiente entre uma GPU integrada e um chip gráfico dedicado em computadores que contam com esses dois componentes.
No universo da Intel, o kernel 6.17 mantém o suporte a múltiplos núcleos de CPU sempre ativado para assegurar que as cargas de trabalho sejam distribuídas de modo mais eficiente entre todos eles.
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Claude Sonnet 4.5 é lançado com foco em programação
Empresa afirma que o Sonnet 4.5 supera todos os concorrentes em codificaçãoResumo
💬 0 - F-Droid pode fechar por causa de nova regra do Google para apps Android
F-Droid pode fechar por causa de nova regra do Google para apps AndroidResumo
💬 0 - Trump quer demissão de executiva da Microsoft por “ameaça à segurança”
Donald Trump durante comícioResumo
💬 0