
Mais de 50% dos estúdios japoneses já utilizam IA generativa no desenvolvimento de jogos
Publicado em 27 de setembro de 2025 às 19:21
2 min de leituraA indústria japonesa de jogos está adotando rapidamente a AI no Desenvolvimento de Jogos no Japão, com uma nova pesquisa revelando que mais de 51% das empresas do país já utilizam inteligência artificial em seus processos criativos. O levantamento, conduzido pela Computer Entertainment Supplier’s Association (CESA) durante junho e julho deste ano, mostra uma adoção significativa desta tecnologia entre desenvolvedoras de todos os portes.
De acordo com os dados coletados, as empresas membros da CESA — que incluem gigantes como Capcom, Square Enix, Sega e Level-5 — estão implementando IA principalmente em três áreas: geração de assets visuais, criação de histórias e textos, e assistência à programação. Além disso, 32% das respondentes afirmaram utilizar a tecnologia no desenvolvimento de motores de jogos próprios.
Entre as desenvolvedoras mais transparentes sobre seu uso de AI está a Level-5, criadora de séries como Professor Layton e Ni No Kuni. A empresa tem aplicado inteligência artificial de forma extensiva em múltiplos aspectos da produção, desde upscaling visual e criação de personagens até geração de código. A Capcom também confirmou publicamente seus experimentos com IA para criar as centenas de milhares de ideias únicas necessárias para construir ambientes de jogo.
Apesar da rápida adoção, nem todas as empresas japonesas estão abraçando esta revolução tecnológica. A Nintendo, por exemplo, declarou que está evitando o uso de IA generativa por enquanto, citando preocupações com direitos autorais — uma postura consistente com a rigorosa proteção de propriedade intelectual pela qual a empresa é conhecida.
A pesquisa da CESA oferece um dos primeiros panoramas concretos sobre o quanto a inteligência artificial já está integrada no desenvolvimento de jogos em um dos principais mercados globais do setor, sugerindo que a AI no Desenvolvimento de Jogos no Japão não é apenas uma tendência futura, mas uma realidade presente que está rapidamente transformando como os jogos são criados.
Fonte: GameVicio
Leia também
- GeForce Now recebe Ninja Gaiden 4 e mais nesta semana – veja lista!

A NVIDIA divulgou a lista de jogos que estão chegando ao catálogo do GeForce Now nesta semana. Ao todo são 10 novos títulos revelados que se juntam a lista de mais de 2.100 jogos já disponíveis no serviço de streaming da empresa.
💬 0 - Mais de 40% dos games lançados no Steam em 2025 não renderam nem US$ 100

Mantendo a tendência de anos anteriores, o Steam já recebeu mais de 13 mil títulos somente em 2025. No entanto, a maior parte deles não vai ser lucrativa para seus criadores, conforme indica uma análise do site Gamalytic. Segundo ele, 40% dos games lançados este ano sequer conseguiram acumular US$ 100 em receitas.
💬 0 - Designer de Skyrim diz que mais estúdios precisam abraçar os bugs

The Elder Scrolls V: Skyrim é amplamente considerado um dos RPGs mais amados de todos os tempos — e também o maior sucesso da Bethesda até hoje. Mas, apesar de suas qualidades, o jogo se tornou igualmente famoso pela grande quantidade de bugs.
💬 0