
Manifestantes acusam Apple de consentir abuso infantil
Publicado em 9 de setembro de 2025 às 17:30
2 min de leituraFonte: TecMundo
Nesta terça-feira (09), a Apple tirou o dia para anunciar seus novos iPhones 17, mas também teve que lidar com algumas manifestações. Um grupo de manifestantes abriu uma grande bandeira que associa os smartphones e toda a infraestrutura da empresa com abuso infantil.
A iniciativa foi do grupo Heat Initiative, que protestou próximo à sede da empresa em Cupertino. O grupo é formado por pais, especialistas em tecnologia e advogados que lutam pelo fim do abuso e exploração infantil, citando que a Apple não faz o bastante para coibir esses comportamentos.
• Saiba mais: Apple finalmente lança os novos iPhone 17 com visual inédito e modelo superfino A bandeira que o coletivo levou contem uma foto do CEO da Maçã, Tim Cook, e a frase “O novo iPhone ainda espalha abuso sexual infantil”. O conteúdo mira fazer mais pressão pública para que essa e outras empresas do segmento tomem mais atitudes contra comportamentos predatórios.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Heat Initiative (@heatinitiative)
“Cook e os principais executivos da Apple sabem que o abuso sexual infantil é hospedado e comercializado no iCloud, mas se recusam a implementar práticas de detecção e remoção de senso comum que são padrão em toda a indústria de tecnologia”, explica a CEO da Heat, Sarah Gardner.
Organização pressiona Apple há anos
Nos últimos dois anos, a Heat Initiative vem pressionando fortemente a Apple para instalar mecanismos de detecção desses conteúdos em seus sistemas. A empresa até tinha planos de implementar uma tecnologia como essa com o NeuralHash, mas pausou o desenvolvimento por conta de reações adversas de especialistas em segurança e privacidade dos usuários.
A empresa chegou a sofrer um processo bilionário por desistir da implementação dessa ferramenta no fim de 2024. Contudo, o porta-voz Fred Sainz respondeu que “o material de abuso sexual infantil é abominável e estamos comprometidos em combater as formas como os predadores colocam as crianças em risco”.
• Leia mais: iPhone 17 Air é o 1º ultrafino da Apple com apenas 5,5mm de espessura Sites como o Mashable tentaram entrar em contato com a Apple a respeito do protesto desta tarde, mas ainda não houve resposta.
Para mais informações sobre os novos lançamentos e as polêmicas da Apple, fique de olho no site do TecMundo.
Leia também
- Review: Lost Soul Aside é bom hack and slash raiz, mas com ideias fora de época
Em uma realidade na qual a indústria do entretenimento normalizou o cancelamento de projetos em estágios avançados de desenvolvimento — inclusive de franquias consagradas — a pedido de investidores que sabem muito de dinheiro, mas nada de videogame, poucos títulos conseguem sobreviver. Por isso, é um verdadeiro milagr…
- Sentiu em Hollow Knight Silksong uma certa homenagem especial?
Uma das magias de Hollow Knight Silksong tem sido a experiência “social” em torno do jogo, em que jogadores, mídia e criadores estão descobrindo, juntos, tudo sobre o game.
- Jogos da Activision Blizzard para Xbox em oferta; até 90% de desconto – veja!
A Xbox disponibilizou uma nova oferta da Activision Blizzard em sua loja de jogos. São diversos games de Xbox 360, Xbox One e Xbox Series disponíveis e nós selecionamos os principais títulos em promoção. As ofertas da lista possuem descontos de até 90% que podem ser adquiridas neste valor promocional por tempo limitad…