Pular para o conteúdo
Memórias DDR3 podem retornar em meio à crise de componentes
Computação
memórias
ddr3
podem
retornar
meio
crise

Memórias DDR3 podem retornar em meio à crise de componentes

Publicado em 14 de janeiro de 2026 às 12:16

2 min de leitura

Diante da grande demanda por componentes dos centros de dados que alimentam iniciativas de inteligência artificial, consumidores vão ter que recorrer a hardwares antigos para montar suas máquinas. E, segundo a Board Channels, a situação pode ser uma oportunidade de as antigas memórias DDR3 voltarem a ganhar espaço.

Uma análise conduzida pela empresa mostra que, no mercado chinês, a busca por esse tipo de componente quase triplicou em tempos recentes. As memórias antigas são procuradas tanto de forma individual como parte de pacotes que incluem CPUs da Intel entre suas 6ª e 9ª geração.

Buscas por memórias DDR3 triplicaram na China. Imagem: Divulgação/Corsair

Enquanto as memórias DDR5 estão aumentando de preço rapidamente, as DDR4 também estão se mostrando pouco viáveis — resultado do fato de que muitas CPUs modernas já começaram a deixá-las de lado. Assim, quem deseja montar máquinas mais discretas tem encontrado na DDR3 como uma solução que ainda possui uma boa relação entre custo e benefício.

Memórias DDR3 ainda são facilmente acessíveis

A Board Channels também aponta para o fato de que, embora muitas empresas não fabriquem mais memórias DDR3, o componente ainda é facilmente acessível. Unidades usadas em bom estado ainda podem ser encontradas em PCs usados, o que tem ajudado a manter estável o preço dos hardwares.

Na China, também contribuiu o fato de que as placas-mães X99 HEDT são bastante populares, graças a seu custo baixo e compatibilidade com CPUs Xeon. Como elas funcionam com a antiga tecnologia de memórias RAM, esse é mais um estímulo para que a procura por ela continue a aumentar.

Componentes antigos são solução para quem deseja montar máquinas modestas. Imagem: Divulgação/Corsair

Enquanto a tendência atualmente é observada principalmente na China, a popularidade das memórias DDR3 pode voltar a crescer em outras partes do mundo. Tudo isso graças a um mercado de componentes que deve ser bastante desafiador para os consumidores em 2026.

Entre as soluções que estão sendo encontrados por muito estão “gambiarras” que transformam memórias de notebook em módulos DDR5. Embora isso possa acompanhar alguns riscos, essas modificações trazem como vantagem permitir a economia de alguns milhares de reais.

🔧 Tecnologia DIY

Russos estão montando memória DDR5 em casa para driblar preços

Fonte: Adrenaline

Leia também