
Microsoft Edit: editor para linha de comando será nativo no Windows 11
Publicado em 9 de outubro de 2025 às 16:36
2 min de leituraMicrosoft Edit é um editor de texto para linha de comando • Microsoft Edit será nativo no Windows 11; participantes do Windows Insider já encontram a ferramenta na versão Canary do sistema;
• Edit é um editor de texto de linha de comando com código-fonte aberto, já disponível para download no GitHub, e que funciona tanto no Windows 11 quanto no Windows 10;
• Recursos incluem modo mouse, edição de múltiplos arquivos, localizar e substituir, e quebra de linha.
Em maio deste ano, a Microsoft apresentou o Edit, um editor de texto para linha de comando que, além de leve, tem código-fonte aberto. A simplicidade do projeto não o torna pouco relevante. Prova disso é que, em breve, o Edit fará parte dos recursos nativos do Windows 11.
Isso significa que o Microsoft Edit estará nas futuras atualizações do sistema operacional. Ainda não se sabe a partir de quando. Porém, o Windows Latest encontrou a ferramenta na compilação 27965 do Windows 11 para o canal Canary do programa de testes Windows Insider. É possível que o Edit chegue ao sistema até o fim do ano ou no primeiro trimestre de 2026, portanto.
Quem quiser testar a ferramenta não precisa esperar: o Edit já está disponível para download no GitHub. Ali, role a página até a área “Assets” e escolha a opção “x86-64” se o seu computador tiver chip Intel ou AMD (ou escolha a opção mais adequada para o seu computador). No mesmo endereço é possível encontrar o código-fonte da ferramenta.
A versão mais recente é a 1.20. Apesar do foco no Windows 11, o Edit também funciona no Windows 10.
O que é o Microsoft Edit?
O Microsoft Edit foi anunciado oficialmente em maio como um editor de texto que pode ser comparado aos clássicos Vim e Emacs, conhecidos principalmente por usuários de Linux. Também é possível afirmar que essa é uma ferramenta no estilo “MS-DOS”.
Aliás, o prompt do DOS para Windows, até a versão XP, tinha suporte para edição de textos por linha de comando. Mas esse recurso deixou de existir quando o Windows entrou na era dos 64 bits.
“Hello world” no EditPara quem sentia falta de uma ferramenta do tipo nativa para o Windows, o Edit chega para preencher essa lacuna. Apesar de simples, a novidade traz um conjunto interessante de funções, como:
• Modo mouse: permite ao usuário acessar recursos de menu usando o mouse, apesar de o Edit ser focado em linha de comando;
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- China cria substituta para BIOS do computador

Consórcio de empresas chinesas desenvolveu novo firmware para computadoresResumo
💬 0 - Microsoft turbina Paint com ferramenta de inteligência artificial

Paint vai permitir reestilizar imagens de forma simples com IAResumo
💬 0 - EUA avaliam bloquear exportações de software para a China em resposta a restrições de terras-raras

A administração Trump está considerando uma medida que pode redefinir o comércio tecnológico global: limitar exportações de produtos que contenham ou sejam fabricados com software americano para a China, informa a Reuters. A proposta, que abrange desde notebooks até motores de aeronaves, surge como resposta ao recente…
💬 0