
Microsoft exige margem de lucro mínima de 30% na divisão Xbox
Publicado em 23 de outubro de 2025 às 08:39
2 min de leituraNos últimos meses, a história da divisão Xbox tem sido marcada por aumentos de preços, demissões e cancelamentos de projeto. Segundo a Bloomberg, isso é resultado do aumento da pressão exercida pela chefia da Microsoft, que exige que a divisão trabalhe com uma margem de lucro mínima de 30%.
O percentual é considerado bastante alto, especialmente porque se mostra superior às margens com as quais o mercado de games em geral vem trabalhando nos últimos anos. Estimativas da S&P Global Market Intelligence apontam que elas têm variado entre 17% e 22%, independente da empresa analisada.
Foto: Divulgação/Xbox
No caso da divisão Xbox, essa margem tem variado entre 10% e 20% em anos recentes — no ano fiscal elas foram de 12%, segundo mostram documentos enviados pela empresa aos tribunais durante a compra da Activision Blizzard. Segundo o analista Neil Barbour explicou à Bloomberg, a faixa de 30% só é possível para publicadoras que estão em alta e acertando muito em todos os seus lançamentos.
Xbox intensificou pressão sobre estúdios
A reportagem da Bloomberg também revela que o direcionamento focado em resultados financeiros se intensificou desde 2023. Sob o comando de Amy Hood, a Microsoft passou a pressionar estúdios para que eles consigam se mostrar mais rentáveis e apostem em projetos com retorno comprovado.
Isso contrasta com a filosofia anterior da Xbox, que deixava suas desenvolvedoras mais livres e focadas em criar as melhores experiências possíveis. Enquanto a empresa não espera que a margem de 30% seja atingida por todos os seus lançamentos, essa é a meta que ela transmitiu a seus funcionários.
Foto: Divulgação/Xbox
Com isso, a expectativa é que a corporação passe a focar mais em jogos com orçamento reduzido, apostando pesado na inteligência artificial generativa para conseguir isso. Além disso, desenvolvedoras podem ser obrigadas a serem menos experimentais, o que deve reduzir a variedade dos títulos disponíveis ao público.
A exigência para que a divisão Xbox seja mais lucrativa também vai envolver seus esforços de hardware. Esta semana, a CEO da divisão, Sarah Bond, afirmou que o novo console da empresa vai ser “Premium” e deve seguir um caminho semelhante ao Xbox ROG Ally, cujo hardware é semelhante ao de um PC e cujo preço não é subsidiado.
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Fonte: Adrenaline
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