
Microsoft Teams vai alertar usuários sobre links suspeitos
Publicado em 12 de setembro de 2025 às 16:24
2 min de leituraMicrosoft Teams no Windows 11
• Microsoft Teams vai exibir alertas de segurança para links suspeitos nas mensagens trocadas entre os usuários.
• O recurso deve ser disponibilizado em novembro e notificará remetente e destinatário sobre URLs perigosas, além de bloquear arquivos .exe.
• Recentemente, o sistema de segurança da Microsoft apresentou problemas, com um bug bloqueando links legítimos no Teams e Exchange Online.
A Microsoft deve lançar um novo recurso de proteção de usuários do Teams contra links maliciosos. A ferramenta, integrada ao Microsoft Defender para Office 365, exibirá um banner de aviso diretamente nas mensagens que contenham URLs identificadas como spam, phishing ou malware.
A novidade começará a ser liberada em preview público neste mês e chegará para todos os clientes empresariais em novembro. Ela funcionará tanto em conversas privadas quanto em canais. Segundo a empresa, o objetivo é aumentar a conscientização do usuário e complementar as proteções de segurança já existentes, como o Safe Links e o ZAP (Zero-hour auto purge).
Como funcionarão os alertas?
O sistema de alertas funciona de forma simples. Quando a plataforma detectar um link suspeito, um banner de aviso aparecerá na mensagem, alertando o destinatário sobre o risco potencial antes mesmo do clique. A funcionalidade também notificará o remetente da mensagem, informando que o link compartilhado foi sinalizado como perigoso, como nas imagens abaixo.
Mensagem enviada no Teams com alerta de possível conteúdo malicioso (imagem: reprodução/Microsoft)
Usuário que receber a mensagem terá aviso idêntico (imagem: reprodução/Microsoft)
Já a verificação de segurança ocorrerá em dois momentos. Se uma URL já for conhecida como maliciosa no momento do envio, a mensagem será entregue com o aviso. Além disso, o sistema continuará monitorando os links após a entrega. Se um link for reclassificado como malicioso posteriormente, o Teams adicionará o aviso de forma retroativa à mensagem original por um período de até 48 horas.
De acordo com a Microsoft, o recurso será ativado por padrão para todos os clientes do Microsoft Defender para Office 365 e clientes empresariais do Teams. Nesses casos, os administradores de TI poderão gerenciar a funcionalidade através do painel de controle da plataforma. A recomendação é que as equipes de suporte e a documentação interna sejam atualizadas considerando os novos parâmetros de segurança.
Além dos alertas, a integração com o Defender também bloqueará o envio de arquivos executáveis (.exe). A justificativa é que os executáveis são um vetor comum para a distribuição de malware. O sistema também impedirá a comunicação vinda de domínios já bloqueados pela segurança da empresa.
Anti-spam da Microsoft apresentou falhas
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Estudo da Nasa sobre bactéria que vive de arsênio é “despublicado” após 15 anos

Em 2010, um grupo de cientistas – incluindo alguns da Nasa – publicou um artigo na prestigiada revista Science que trazia uma conclusão impressionante. Os pesquisadores afirmavam ter identificado uma bactéria que conseguia viver em meio ao arsênio, uma substância altamente tóxica. Mas não só isso: este ser unicelular…
💬 0 - Instagram vai usar suas conversas com a IA para mostrar anúncios

Instagram vai usar suas conversas com a IA para mostrar anúnciosResumo
💬 0 - Prepare-se: seu Instagram vai ficar cheio de vídeos dublados por IA

Usuários podem ver Reels de outras línguas com dublagem em portuguêsResumo
💬 0