
Microsoft vai forçar a instalação do 365 Copilot no Windows
Publicado em 16 de setembro de 2025 às 09:39
2 min de leituraMicrosoft 365 reúne Word, Excel e outros aplicativos de produtividade da empresa (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
• Microsoft vai instalar automaticamente o 365 Copilot em PCs com o pacote de apps do Microsoft 365.
• A instalação começará a aparecer a partir de outubro, exceto na Área Econômica Europeia, onde a Microsoft precisou seguir regras locais.
• O Copilot funcionará como hub central para recursos de IA no Microsoft 365, que abrange Word, Excel, PowerPoint e outros apps de produtividade.
A Microsoft confirmou que o 365 Copilot será instalado de forma automática em computadores Windows com o pacote de aplicativos do Microsoft 365. A medida começa a valer em outubro de 2025 para usuários fora da Área Econômica Europeia (EEA) e deve ser concluída até meados de novembro.
Segundo a companhia, o app do assistente de IA funcionará como um ponto central para acessar recursos de inteligência artificial integrados ao pacote de produtividade, que inclui Word, Excel e PowerPoint. Com a mudança, a empresa pretende facilitar a descoberta das funções do Copilot e ampliar o acesso a elas diretamente no Windows.
Instalação será automática
De acordo com a Microsoft, o 365 Copilot será incluído no menu Iniciar do Windows e estará habilitado por padrão. Apesar disso, administradores de TI poderão impedir a instalação automática por meio do Microsoft 365 Apps Admin Center, acessando as configurações de dispositivos e desmarcando a opção de habilitação do app.
A empresa também recomendou que equipes de suporte técnico e helpdesks corporativos sejam informados sobre a alteração antes do início da distribuição, para reduzir confusões e possíveis chamados de suporte. Outro detalhe é que, em alguns casos, o ícone do aplicativo já pode aparecer no menu Iniciar mesmo que o app já esteja presente no sistema, dando a impressão de que nada foi alterado.
O 365 Copilot será instalado em segundo plano, sem interromper o uso do dispositivo, e estará disponível no aplicativo web, desktop para Windows e macOS, além das versões para Android e iOS.
A imposição não será aplicada a países da Área Econômica Europeia, onde a Microsoft precisou adotar políticas diferentes devido às exigências regulatórias locais.
Por que a mudança?
Microsoft 365 Copilot será incluído no menu Iniciar do Windows (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
A Microsoft afirma que o motivo é simplificar o acesso aos recursos de IA do Microsoft 365 e incentivar seu uso no ambiente de trabalho. “Este aplicativo fornece um ponto centralizado para acessar experiências do Copilot e recursos com inteligência artificial em todo o Microsoft 365″, diz um comunicado da empresa. “A mudança simplifica o acesso ao Copilot e garante que os usuários possam descobrir e interagir facilmente com funcionalidades que aumentam a produtividade”.
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Spotify vai liberar novas funções para quem não paga assinatura
Streaming de música vai ampliar a experiência gratuita (ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
💬 0 - Microsoft aceita separar o Teams do Office em acordo histórico com a UE
O acordo da Microsoft para separar o Teams do Office assinala um ponto de viragem no modo como os gigantes tecnológicos competem e como os reguladores os fiscalizam. O acordo estabelece um precedente para uma maior interoperabilidade e escolha por parte do consumidor no mercado do software de produtividade, forçando o…
💬 0 - Microsoft evita multa bilionária na Europa ao separar o Teams do Office; entenda
A Microsoft conseguiu escapar de uma das maiores multas antitruste da União Europeia ao aceitar um movimento estratégico: separar o Teams das versões do Office 365 e Microsoft 365. A mudança atende a exigências de Bruxelas, que investigava há anos se a prática de incluir o app de videoconferência no pacote de produtiv…
💬 0