Pular para o conteúdo
Nintendo amplia opções de tamanhos para cartuchos do Switch 2
Games
nintendo
amplia
opções
tamanhos
para
cartuchos

Nintendo amplia opções de tamanhos para cartuchos do Switch 2

Publicado em 19 de dezembro de 2025 às 18:38

2 min de leitura

Quando o Nintendo Switch 2 chegou às lojas, o aparelho veio acompanhado da nova tecnologia batizada como “Game-Key Cards”. Através dela, estúdios podiam oferecer jogos digitais em formato diferenciado e poupar dinheiro, dado que os únicos cartuchos físicos oferecidos pela empresa eram modelos caros de 64 GB — o que não é mais o caso.

Em uma publicação feita no X (já deletada), a publicadora ININ Games confirmou que a companhia japonesa passou a oferecer duas opções adicionais com armazenamento reduzido a seus parceiros. Enquanto seus tamanhos não foram divulgados, elas podem ajudar mais estúdios a fazer o lançamento físico de jogos, sem depender de downloads complementares.

Oops! ININ Games was not supposed to publicly disclose the fact that there are smaller capacity Switch 2 game cards. They deleted their social posts and edited their blog post.Up for pre-order at VGP: videogamesplus.ca/search?type=…

— Nintendeal (@nintendeal.com) 2025-12-19T17:06:02.479Z

No entanto, isso não deve significar o fim dos Game-Key Cards para o Nintendo Switch 2, que ainda devem se mostrar atraentes do ponto de vista financeiro. A própria ININ Games confirmou que, mesmo escolhendo um cartucho com capacidade menor, vai ter que cobrar 10 euros a mais por seu lançamento de R-Type Dimensions III.

Novas opções da Nintendo ainda têm alcance limitado

Apesar de as novas opções oferecidas pela Nintendo serem positivas para os fãs de mídias físicas, seus impactos devem ser limitados em um primeiro instante. Devido ao momento pelo qual o mercado de componentes passa, a empresa enfrenta restrições na quantidade de cartuchos que pode oferecer.

Segundo o perfil Nintendeal, isso significa que, nos próximos meses, ainda vão ser poucos os estúdios que vão ter acesso às novas opções. E, quando isso acontecer, as novas mídias devem resultar em preços mais altos para os consumidores, dada a tendência de aumentos no preço global de soluções de armazenamento.

Cartuchos Game-Key ainda devem ser atraentes para vários estúdios. Imagem: Divulgação/Nintendo

Assim, mesmo estúdios que gostariam de apostar em mídias físicas para o Nintendo Switch 2 podem continuar recorrendo aos Game-Key Cards. Na prática, eles se tratam de “DRMs físicas” para jogos que são essencialmente digitais e dependem de download para começarem a funcionar.

Enquanto essas mídias ainda podem ser emprestadas pessoalmente, elas trazem como desvantagem não poderem ser compartilhadas com famílias do plano online do console. Além disso, a perspectiva em longo prazo é que elas se tornem inúteis a partir do momento em que a fabricante encerrar os servidores dedicados ao console.

Formato ainda polêmico

Cartuchos Game Key do Switch 2 são iguais a vendas digitais para a Capcom

Fonte: Adrenaline

Leia também