
Nintendo declara que mods não são “arte prévia”: o que isso significa para a comunidade?
Publicado em 17 de setembro de 2025 às 11:36
3 min de leituraA batalha judicial entre Nintendo e Pocketpair (desenvolvedora do Palworld) acabou de tomar uma direção que pode mudar para sempre o cenário da criação independente nos videogames. Em uma jogada controversa no Tribunal Distrital de Tóquio, a gigante japonesa está argumentando que modificações (mods) não deveriam ser consideradas “arte prévia” em disputas de patentes. Se essa estratégia funcionar, pode ser o início do fim para a comunidade de modders como a conhecemos hoje.
A decisão da Nintendo não é apenas sobre o caso Palworld – é um precedente que pode afetar milhões de criadores independentes ao redor do mundo que dedicam tempo e talento para expandir e reimaginar seus jogos favoritos.
O que está realmente em jogo nesta disputa
Para entender a gravidade da situação, precisamos voltar ao básico do direito de patentes. Quando alguém registra uma patente, ela só é válida se a ideia for genuinamente original. É aqui que entra o conceito de “arte prévia” – qualquer evidência de que aquela mecânica ou conceito já existia antes do registro da patente.
A Pocketpair, em sua defesa, reuniu diversos exemplos de mods que implementaram mecânicas similares às patenteadas pela Nintendo em 2021. Um dos casos mais emblemáticos é o Pocket Souls, uma modificação para Dark Souls 3 que transformou o jogo sombrio em uma aventura no estilo Pokémon, completa com batalhas de treinadores e captura de criaturas.
O argumento da defesa é simples e lógico: se modders já estavam criando essas mecânicas antes de 2021, então a Nintendo não pode reivindicar exclusividade sobre elas. Mas a empresa japonesa discorda veementemente.
A estratégia arriscada da Nintendo
A posição da Nintendo é que mods não deveriam contar como arte prévia porque dependem de outros jogos para funcionar. Em outras palavras, eles argumentam que uma modificação não é uma criação independente e, portanto, não deveria ter peso legal para invalidar patentes.
Florian Müller, especialista em litígios da Gamesfray, não poupou críticas a essa abordagem, chamando-a de “quase insultante”. E ele tem razões para estar preocupado. Se os tribunais aceitarem esse argumento, estaremos abrindo um precedente extremamente perigoso para toda a indústria.
Imagine um cenário onde grandes empresas podem simplesmente ignorar a criatividade dos modders, registrar patentes sobre mecânicas que eles desenvolveram primeiro, e depois processá-los por usar suas próprias criações. Parece um pesadelo distópico, mas pode ser nossa nova realidade.
Quando mods se tornaram gigantes da indústria
A ironia de tudo isso fica ainda mais evidente quando lembramos que alguns dos jogos mais influentes da história começaram exatamente como mods. Counter-Strike, por exemplo, nasceu como uma modificação para Half-Life em 1999. O que começou como um projeto de fãs se tornou uma das franquias de FPS mais lucrativas do mundo.
Pela lógica que a Nintendo está propondo, Counter-Strike não seria considerado inovação real. Isso significa que qualquer empresa poderia, teoricamente, patentar as mecânicas que fizeram o jogo famoso, mesmo anos depois de sua criação original.
Também temos outros exemplos na indústria: Defense of the Ancients (DotA) começou como um mod de Warcraft III e gerou todo o gênero MOBA. Dayz transformou um mod de Arma 2 em um fenômeno standalone. A lista continua, mas o padrão é claro – muitas das inovações mais importantes dos games vieram da criatividade não-corporativa.
O que os modders podem fazer para se proteger
Fonte: Hardware.com.br
Leia também
- O que são plataformas de jogos? Conheça as principais lojas de videogames

Atualmente, cópias digitais de jogos são distribuídas via plataformas de gamesPlataformas de jogos ou gaming platforms são ambientes digitais usados para a distribuição e gestão de games. Em outras palavras, trata-se de um hub que reúne catálogos de jogos à venda, biblioteca de títulos adquiridos, conexões, e serviços…
💬 0 - Elden Ring Tarnished Edition para Nintendo Switch 2 é adiado para 2026

Algo que muitos já esperavam de fato foi concretizado: Elden Ring Tarnished Edition para Nintendo Switch 2 é adiado para 2026!
💬 0 - Jogos Blockbuster não são sustentáveis, afirma ex-chefe da Sony Santa Monica

Após passar mais de uma década na Sony Santa Monica nos cargos de co-chefe do estúdio e diretora de desenvolvimento de produtos, Meghan Morgan Juinio afirma que não acredita que jogos Blockbuster seguem um caminho sustentável. Segundo ela, empresas arriscam demais ao colocar todas as suas fichas em poucos títulos de o…
💬 0