
Nintendo diz não ter contatado governo sobre IA generativa
Publicado em 6 de outubro de 2025 às 14:13
2 min de leituraComo uma empresa que se posiciona de forma protecionista em relação às franquias que carrega em seu portfólio, a Nintendo entrou numa cruzada contra Palworld, por sua clara influência de Pokémon.
Agora, especulações fazem barulho sobre a Big N recorrer ao governo japonês para trabalhar contra a IA generativa, mas a dona do Mario já tratou de se posicionar sobre o assunto.
Nintendo contra IA generativa?
A companhia chegou a usar o X para fazer um post oficial sobre o tema e negou essas alegações. “Ao contrário do que dizem discussões recentes da internet, a Nintendo não fez nenhum contato com o governo japonês sobre IA generativa. (…) Vamos continuar a tomar as ações necessárias contra infrações dos direitos de nossas propriedades intelectuais”, publicou a empresa.
Contrary to recent discussions on the internet, Nintendo has not had any contact with the Japanese government about generative AI. Whether generative AI is involved or not, we will continue to take necessary actions against infringement of our intellectual property rights.
— 任天堂株式会社(企業広報・IR) (@NintendoCoLtd) October 5, 2025
O teor da acusação ganhou força após um político do Japão divulgar que a Nintendo estaria em contato com o governo para atuar contra a IA generativa para proteger suas franquias. No entanto, após ampla repercussão, o autor deletou sua postagem e se desculpou numa nova publicação, confirmando que havia “desinformação” em seu texto anterior.
E aí, como você acha que a gigante japonesa vai atuar em relação à IA generativa? Registre seu palpite aqui embaixo, no campo de comentários!
Imagem: Nintendo
—
Quer encontrar os melhores preços de games na internet? Conheça o Low Games! Descontos em jogos, acessórios, consoles, gift cards e muito mais para todas as marcas! Visite: https://www.lowgames.com.br/
Fonte: Flow Games
Leia também
- Shuhei Yoshida lamenta não ter lançado vários clássicos do PS1 no Ocidente

Shuhei Yoshida, ex-chefe da PlayStation, revelou que um dos seus maiores arrependimentos durante seus 31 anos de trabalho na Sony foi a decisão de não lançar diversos clássicos japoneses do PS1 nos mercados americano e europeu. A declaração foi feita durante entrevistas que celebram o 30º aniversário do console origin…
💬 0 - Switch 2 pode ter Nintendo DS no futuro, aponta patente

A Nintendo tem expandido os jogos disponíveis na assinatura online, com o GameCube e até mesmo o Virtual Boy para o Switch 2. Entretanto, pode ser que mais uma plataforma retrô chegue ao portátil: o Nintendo DS (ou quem sabe o 3DS). Embora nada esteja certo ainda, uma patente pode ter dado pistas. Venha ver!
💬 0 - Chefe de Assassin’s Creed diz que não deixou a Ubisoft por vontade própria

Na última terça-feira (14), a Ubisoft anunciou que, após passar os três últimos anos comandando a série Assassin’s Creed, Marc-Alexis Coté havia decidido deixar a empresa. No entanto, o desenvolvedor veio a público para afirmar que a história não é bem essa e, na prática, ele foi forçado a se afastar de sua posição.
💬 0