
Novo GPT Image 1.5 reforça a disputa direta entre OpenAI e Google na geração de imagens por IA
Publicado em 17 de dezembro de 2025 às 14:20
2 min de leituraA OpenAI anunciou o lançamento do GPT Image 1.5, nova versão do seu modelo de geração de imagens integrado ao ChatGPT, em meio ao buzz provocado pelos modelos “Nano Banana Pro” do Google. A atualização traz uma interface redesenhada para imagens no chatbot e promete desempenho até quatro vezes mais rápido em relação à geração anterior.
O recurso já está sendo liberado para a maior parte dos usuários do ChatGPT, com exceção de clientes Business e Enterprise, que receberão a novidade depois. O modelo também passa a ficar disponível via API, sob o nome GPT-Image-1.5.
Introducing ChatGPT Images, powered by our flagship new image generation model.
– Stronger instruction following
– Precise editing
– Detail preservation
– 4x faster than before
Rolling out today in ChatGPT for all users, and in the API as GPT Image 1.5.
Introducing ChatGPT Images, powered by our flagship new image generation model. - Stronger instruction following - Precise editing - Detail preservation - 4x faster than before Rolling out today in ChatGPT for all users, and in the API as GPT Image 1.5.
— OpenAI (@OpenAI) December 16, 2025
Nova interface foca em uso recorrente
A área de imagens do ChatGPT ganhou uma aba dedicada na barra lateral, com filtros prontos e sugestões de prompts. A OpenAI aposta que esse desenho incentiva o uso recorrente e formatos “virais” produzidos diretamente dentro da plataforma, sem depender de ferramentas externas.
Em vídeo de demonstração, a empresa exibiu comparações lado a lado entre o GPT Image 1.0 e o 1.5, com cenas como um bairro de Chelsea, em Londres, nos anos 1970, e um mecânico trabalhando em um carro. As amostras destacam melhorias em fidelidade visual e consistência entre versões ligeiramente modificadas de uma mesma imagem.
Movimento responde à onda do Nano Banana
O anúncio acontece após os modelos de imagem do Google, apelidados de Nano Banana e Nano Banana Pro, ganharem repercussão nas últimas semanas. Baseados nos modelos Gemini 2.5 Flash Image (Nano Banana) e Gemini 3 Pro Preview (Nano Banana Pro), eles chamaram atenção pela capacidade de gerar imagens e permitir edições conversacionais sem “quebrar” rostos, iluminação ou composição.
Segundo o Google, o Nano Banana Pro consegue combinar até 14 imagens de referência em uma única composição, preservando a semelhança de até cinco pessoas, além de oferecer controles de câmera e luz e melhor renderização de textos em pôsteres, convites e diagramas. Os recursos miram usos práticos, como mockups, materiais gráficos e peças promocionais.
Fonte: Hardware.com.br
Leia também
- Sob novo comando, Firefox vai virar um navegador focado em IA

Um dos navegadores mais conhecidos do mundo, o Firefox pretende virar uma ferramenta guiada pela inteligência artificial (IA) nos próximos anos. A decisão foi tomada pelo novo CEO da Mozilla, Anthony Enzor-DeMeo, que afirma que o aplicativo vai “dar suporte a um portfólio de adições novas e confiáveis de software”.
💬 0 - Novo “AI SSD” de NVIDIA e SK hynix promete desempenho 10× maior e preocupa mercado de NAND

A NVIDIA e a SK hynix estão trabalhando juntas no desenvolvimento de um novo tipo de SSD voltado especificamente para cargas de trabalho de inferência em inteligência artificial, um movimento que pode redesenhar o papel do armazenamento em Data Centers e passar de alerta laranja para vermelho no mercado global de memó…
💬 0 - Caos sem fim: novo caso de queima do conector de energia numa RTX 5090; veja o relato

O problema de superaquecimento e derretimento dos conectores 12VHPWR/12V-2×6 continua preocupando proprietários de placas de vídeo topo de linha da NVIDIA na série RTX 50. Embora os casos não tenham se tornado massivos, novos relatos de conectores danificados aparecem regularmente – especialmente ao usar adaptadores d…
💬 0