Pular para o conteúdo
Novo modelo do PS5 resolve problemas de vazamento de metal líquido
Games
novo
modelo
ps5
resolve
problemas
vazamento

Novo modelo do PS5 resolve problemas de vazamento de metal líquido

Publicado em 29 de setembro de 2025 às 08:00

2 min de leitura

Lançado há poucos dias pela Sony, o modelo CFI-2100 do PlayStation (PS5) já ficou mundialmente conhecido pelo tamanho de seu SSD. Enquanto anteriormente a Sony oferecia 1 TB de fábrica para seus consumidores, a nova versão do console acompanha um SSD de 825 GB — e boa parte desse espaço é ocupado pelo sistema operacional.

No entanto, o YouTuber Austin Evans analisou o novo modelo e descobriu que nem tudo é negativo nele. Segundo ele, a fabricante japonesa finalmente parece ter resolvido os problemas de design que podiam fazer com que o metal líquido usado para resfriar o hardware vazasse e afetasse o funcionamento da APU, em alguns casos raros.

Evans também observa que alguns detalhes do modelo CFI-2100 são diferentes das demais versões do PS5 Slim. Entre elas está o fato de que o acabamento branco do console não é mais brilhoso e foi trocado por uma pintura fosca. Além disso, as portas USB traseira não possuem mais os detalhes em azul das versões anteriores.

Novo modelo do PS5 traz outras diferenças

Abrindo a nova variação do console, o YouTuber também descobriu que ele traz uma quantidade maior de módulos NAND. Enquanto nas versões anteriores do console a Sony trabalhava com dois deles, o novo modelo chegou às lojas com três. Além disso, o peso do aparelho foi reduzido de 2.556 gramas para 2.433 gramas.

Foto: Reprodução/Austin Evans

A variação CFI-2100 também traz uma reorganização no sistema de heatpipes, o que pode ajudá-lo a ser mais eficiente na dissipação de calor. No entanto, os primeiros testes mostram que o PS5 Slim revisado consome uma quantidade de energia semelhante a seu antecessor, bem como opera com as mesmas faixas de temperatura.

No que diz respeito ao metal líquido usado para resfriar a APU, a versão CFI-2100 traz algumas das lições que a Sony aplicou no modelo Pro de seu aparelho. Isso significa que o hardware usa um novo sistema de ranhuras que são capazes de coletar qualquer vazamento, impedindo que eles provoquem pontos secos na APU.

Foto: Reprodução/Austin Evans

Em geral, o YouTuber afirma que as mudanças feitas pela Sony não são substanciais do ponto de vista do desempenho, mas mostram um design refinado. No entanto, a perda de 27% no espaço de armazenamento disponível — que passa a ser de somente 667,2 GB — deve fazer com que muitos consumidores prefiram evitar a novidade.

Finalmente!

Atualização do PS5 traz opção inédita para o DualSense e recurso de economia de energia

Fonte: Adrenaline

Leia também