
Nunca fique sem Wi-Fi durante apagão: como um powerbank pode salvar seu home office
Publicado em 25 de setembro de 2025 às 14:53
2 min de leituraUm post recente no LinkedIn chamou atenção ao mostrar uma solução simples e prática para manter o Wi-Fi funcionando mesmo durante longos apagões. Enquanto muitas cidades brasileiras enfrentaram falta de energia por horas, o autor do post compartilhou seu método caseiro, barato e eficiente que pode evitar interrupções graves no home office ou no dia a dia conectado.
Além disso, o post menciona o uso do Raspberry Pi conectado ao powerbank para rodar serviços locais, como bloqueadores de anúncios e automação de downloads. Essa combinação de tecnologias cria uma infraestrutura resistente a quedas, sustentando a conectividade e a produtividade, mesmo em tempos incertos.
A engenhosidade por trás do plano
Diante dos frequentes blecautes que afetam a rede elétrica em várias regiões, depender apenas da energia tradicional é arriscado. A história relatada no LinkedIn mostra como é possível usar um powerbank comum, conectado ao modem/roteador via cabo USB para 12V, para manter o sinal de internet ativo mesmo sem luz. Com um custo acessível, essa simples adaptação garante conexão por horas, permitindo que profissionais remotos e famílias continuem online em situações críticas.
“Queria aproveitar para mostrar hoje a minha (gambiarra) solução esperta. Basicamente meu “Setup de Internet” tem um roteador/modem ligado a um powerbank/UPS 12 volts, ligado na energia elétrica da minha casa. O preço pra essa brincadeira? Mais ou menos 100 reais. Isso segura o meu Wi-Fi (e internet cabeada também, obviamente) por umas seis horas, e previne quedas também por piques rápidos de luz, evitando aquele tempo do modem conectar. Como trabalho principalmente através de um Notebook, consigo trabalhar mesmo sem energia elétrica (só perco meus monitores adicionais”, disse o autor do post.
Solução para ir mais longe: proteção inteligente com Nobreak
Para quem busca segurança ainda maior, adaptar um nobreak para alimentar a rede doméstica é uma alternativa. Diferente do powerbank, o nobreak fornece energia alternada e suporta múltiplos dispositivos simultaneamente, como notebooks, monitores e o próprio modem. Embora o investimento seja maior, a solução assegura autonomia prolongada em ambientes de maior exigência.
Dicas Rápidas Para Não Ficar Offline
• Utilize powerbanks de qualidade e adaptadores para fornecer 12V ao modem.
• Antes de investir, verifique se seu roteador suporta alimentação via USB.
• Avalie o custo-benefício do nobreak, considerando seu perfil de uso e equipamentos ligados.
• Faça testes para garantir segurança e evitar sobrecarga nos dispositivos.
Confira abaixo 3 opções de power banks de até R$ 100 na Amazon
Modelo Capacidade Principais Características Link Amazon Afiliado
Geonav PB12KMB 10.000 mAh Carregador universal, indicador LED de carga, múltiplas portas USB Comprar na Amazon
Fonte: Hardware.com.br
Leia também
- Como conseguir um ano extra de Windows 10 de graça

Ainda não quer (ou não pode) fazer upgrade para o sistema operacional (SO) mais recente da Microsoft? Se a resposta for “sim“, aprenda agora mesmo como conseguir um ano extra de Windows 10 de graça!
💬 0 - Como baixar vídeos e playlists do YouTube com o 4K Video Downloader+

4K Video Downloader+ permite baixar vídeos e até playlists inteiras do YouTubeO YouTube permite download de vídeos, desde que você seja assinante Premium. Mas há alternativas. Uma das mais versáteis é o 4K Video Downloader+, aplicativo capaz de baixar vídeos, Shorts e até playlists (listas de reprodução) inteiras do Y…
💬 0 - Caos sem fim: novo caso de queima do conector de energia numa RTX 5090; veja o relato

O problema de superaquecimento e derretimento dos conectores 12VHPWR/12V-2×6 continua preocupando proprietários de placas de vídeo topo de linha da NVIDIA na série RTX 50. Embora os casos não tenham se tornado massivos, novos relatos de conectores danificados aparecem regularmente – especialmente ao usar adaptadores d…
💬 0