
O Gemini vai chegar à Google Play para ajudar nos jogos
Publicado em 25 de setembro de 2025 às 06:00
3 min de leituraNa sequência da derrota judicial da Google em matéria de abuso de posição dominante, a era do domínio da Google Play no ecossistema Android pode estar a chegar ao fim, mas a loja de aplicações da Google não vai desaparecer. Na verdade, a Play Store vai receber uma grande actualização com mais personalização, conteúdo e inteligência artificial. Afinal de contas, estamos a falar da Google.
A renovada Google Play Games é uma parte fundamental desta actualização. Os perfis dos jogadores passarão a ter uma face pública, permitindo-lhes interagir com outros jogadores, caso o deseje. O Play Games irá registar a sua actividade para sequências diárias, que serão mostradas no perfil e desbloquearão novas recompensas em Pontos Play. O seu perfil também mostrará as conquistas nos jogos.
As proezas nos jogos também podem abranger várias plataformas. O Google Play Games para PC está oficialmente a sair da fase de testes beta. A Google afirma que existem agora 200.000 jogos que funcionam em telemóveis e PC e ainda mais títulos compatíveis com PC, como o Deep Rock Galactic: Survivor, a caminho. As estatísticas e sequências serão aplicadas tanto em telemóveis como em PC, desde que o título seja proveniente da Play Store.
No centro da renovação da loja de aplicações da Google está o separador “Você”, que em breve ocupará o seu lugar na barra de navegação principal da Play Store. Esta página mostrará as recompensas, subscrições, jogos, estatísticas e muito mais — e vai além dos jogos. O separador “Você” recomendará uma variedade de conteúdos no Google Play, incluindo livros e podcasts.
Poderá também ver novos “espaços de entretenimento” na Play Store baseados no bem-sucedido Cricket Hub na Índia e no espaço de Banda Desenhada no Japão. Os espaços aparecerão (um pouco confusamente) no separador “Aplicações” para mostrar filmes, séries de televisão, bandas desenhadas e vídeos de curta duração concebidos para telemóveis. A Coreia do Sul vai receber o primeiro novo espaço focado em dramas optimizados para telemóvel, mas os EUA terão novos espaços de entretenimento em breve.
O novo design da Google Play irá até segui-lo quando sair da aplicação. Os dispositivos Android irão receber uma nova sobreposição no jogo chamada Sidekick. Esta janela pop-up deslocável está repleta de conquistas, controlos de definições do dispositivo e ofertas de Pontos Play. O mais importante é que é aí que encontrará o novo atalho do Gemini Live. Toque nele e o Gemini verá o seu ecrã e estará pronto para ajudar com sugestões e dicas.
Não é claro quão útil será o Gemini no Sidekick. Já é possível usar a partilha de ecrã do Gemini Live neste momento, mas o robô raramente tem algo útil a dizer sobre a sua jogabilidade. Muitos telemóveis também já têm a sua própria sobreposição no jogo para controlar o desempenho, as notificações ou a transmissão. Poderá ter de desactivar a Play Store ou a sobreposição do fabricante (OEM) a menos que queira dois controlos flutuantes no seu ecrã enquanto joga.
A Google diz que estas alterações começarão a ser implementadas em mercados seleccionados esta semana. No entanto, o componente Gemini Live do Sidekick demorará um pouco mais. A IA do Sidekick começará a aparecer com suporte para jogos seleccionados nos próximos meses.
Fonte: PCGuia (PT-PT)
Leia também
- Forza Horizon 6 também vai chegar ao PS5?
Na manhã desta quinta (25), tivemos o grande anúncio de Forza Horizon 6, que vai se passar no Japão e atender aos pedidos de muitos anos da comunidade. Embora não tenha ganhado um trailer ou gameplay, vimos que ele chega já em 2026 para o Xbox Series e PC. Mas e o PS5?
💬 0 - Zero Parades apareceu no State of Play
O State of Play trouxe anúncios bem esperados, mas também surpreendeu com algumas aparições. Uma delas foi a de Zero Parades, do mesmo estúdio que criou Disco Elysium e passou por algumas polêmicas recentes.
💬 0 - Palfarm vai trazer as criaturas de Palworld para a fazenda
Enquanto Palworld só deve ganhar sua versão 1.0 em 2026, o estúdio Pockepair já está trabalhando em um spin-off da aventura. Em Palworld: Palfarm, as criaturas que marcam a identidade do título vão poder ser usadas para gerenciar uma fazenda — tarefa que vai poder ser feita com a ajuda de outros jogadores.
💬 0