
O Gemini vai chegar à Google Play para ajudar nos jogos
Publicado em 25 de setembro de 2025 às 06:00
3 min de leituraNa sequência da derrota judicial da Google em matéria de abuso de posição dominante, a era do domínio da Google Play no ecossistema Android pode estar a chegar ao fim, mas a loja de aplicações da Google não vai desaparecer. Na verdade, a Play Store vai receber uma grande actualização com mais personalização, conteúdo e inteligência artificial. Afinal de contas, estamos a falar da Google.
A renovada Google Play Games é uma parte fundamental desta actualização. Os perfis dos jogadores passarão a ter uma face pública, permitindo-lhes interagir com outros jogadores, caso o deseje. O Play Games irá registar a sua actividade para sequências diárias, que serão mostradas no perfil e desbloquearão novas recompensas em Pontos Play. O seu perfil também mostrará as conquistas nos jogos.
As proezas nos jogos também podem abranger várias plataformas. O Google Play Games para PC está oficialmente a sair da fase de testes beta. A Google afirma que existem agora 200.000 jogos que funcionam em telemóveis e PC e ainda mais títulos compatíveis com PC, como o Deep Rock Galactic: Survivor, a caminho. As estatísticas e sequências serão aplicadas tanto em telemóveis como em PC, desde que o título seja proveniente da Play Store.
No centro da renovação da loja de aplicações da Google está o separador “Você”, que em breve ocupará o seu lugar na barra de navegação principal da Play Store. Esta página mostrará as recompensas, subscrições, jogos, estatísticas e muito mais — e vai além dos jogos. O separador “Você” recomendará uma variedade de conteúdos no Google Play, incluindo livros e podcasts.
Poderá também ver novos “espaços de entretenimento” na Play Store baseados no bem-sucedido Cricket Hub na Índia e no espaço de Banda Desenhada no Japão. Os espaços aparecerão (um pouco confusamente) no separador “Aplicações” para mostrar filmes, séries de televisão, bandas desenhadas e vídeos de curta duração concebidos para telemóveis. A Coreia do Sul vai receber o primeiro novo espaço focado em dramas optimizados para telemóvel, mas os EUA terão novos espaços de entretenimento em breve.
O novo design da Google Play irá até segui-lo quando sair da aplicação. Os dispositivos Android irão receber uma nova sobreposição no jogo chamada Sidekick. Esta janela pop-up deslocável está repleta de conquistas, controlos de definições do dispositivo e ofertas de Pontos Play. O mais importante é que é aí que encontrará o novo atalho do Gemini Live. Toque nele e o Gemini verá o seu ecrã e estará pronto para ajudar com sugestões e dicas.
Não é claro quão útil será o Gemini no Sidekick. Já é possível usar a partilha de ecrã do Gemini Live neste momento, mas o robô raramente tem algo útil a dizer sobre a sua jogabilidade. Muitos telemóveis também já têm a sua própria sobreposição no jogo para controlar o desempenho, as notificações ou a transmissão. Poderá ter de desactivar a Play Store ou a sobreposição do fabricante (OEM) a menos que queira dois controlos flutuantes no seu ecrã enquanto joga.
A Google diz que estas alterações começarão a ser implementadas em mercados seleccionados esta semana. No entanto, o componente Gemini Live do Sidekick demorará um pouco mais. A IA do Sidekick começará a aparecer com suporte para jogos seleccionados nos próximos meses.
Fonte: PCGuia (PT-PT)
Leia também
- Vai ficar mais caro desenvolver para o Xbox, anuncia Microsoft

Após aumentar duas vezes no mesmo ano os custos do Xbox para o mercado consumidor, a Microsoft também vai tornar mais caro desenvolver para o console. Segundo o The Verge, isso vai acontecer como consequência de um reajuste no preço dos kits de desenvolvimento do Series S|X.
💬 0 - Helldivers 2 vai segurar novidades para se focar em melhorias de desempenho

Assim como acontece com outros jogos por serviço, Helldivers 2 deve parte de sua popularidade às atualizações de conteúdo constantes que o estúdio Arrowhead faz. No entanto, a empresa decidiu que vai segurar um pouco o lançamento de novidades enquanto lida com alguns aspectos técnicos do título.
💬 0 - Resident Evil Requiem vai pender para o lado mais aterrorizante da série

Com estreia marcada para o final de fevereiro de 2026, Resident Evil Requiem promete ser um jogo que vai explorar o lado mais aterrorizante da série. Em uma entrevista à IGN, o diretor Koshi Nakanishi reconheceu que a franquia também tem um lado mais voltado à ação, mas ele não vai ser muito explorado pela sequência.
💬 0