
Opera Neon: como é usar o navegador com IA no dia a dia
Publicado em 13 de outubro de 2025 às 14:12
3 min de leituraOpera Neon promete colocar robôs para trabalhar no navegadorA Opera lançou oficialmente o navegador Neon, que conta com agentes de inteligência artificial para executar ações na web. As possibilidades sugeridas pela companhia são variadas: fazer compras, comparar produtos, resumir informações, encontrar vídeos, organizar emails e muito mais.
A promessa é, nas palavras da própria empresa, combater a ineficiência da web e aumentar a produtividade. O serviço custa US$ 19,90 mensais (cerca de R$ 110, em conversão direta). O Tecnoblog teve acesso a uma versão de testes do Opera Neon. Eu usei o navegador durante cinco dias nas minhas tarefas pessoais e profissionais e conto como é a experiência.
Conhecendo o Opera Neon
A interface do Opera Neon é praticamente idêntica à de qualquer navegador, a não ser por uma barra extra de abas. Funciona assim: as abas inferiores são tradicionais, e você pode abrir uma página da web em cada uma delas. Já as abas superiores receberam funcionam como grupos; a Opera deu a elas o nome de “tarefas”.
Toda vez que você manda um prompt para a IA do Neon, ele considera apenas as abas que estão dentro daquele grupo. Assim, você pode dar uma ordem, mudar para outra tarefa, dar outra ordem, e assim sucessivamente. Dá para executar várias ações em paralelo e ainda continuar navegando, sem que a interface vire uma bagunça.
Abas são agrupadas em tarefasO Neon tem três possibilidades de uso para IA. O Chat é um assistente — como o ChatGPT, o Gemini e outros — capaz de dar respostas, produzir textos e analisar imagens, por exemplo.
Já o Make é um criador. A ideia dele é realmente gerar páginas, web apps, guias, relatórios, joguinhos e mais. O resultado fica hospedado em um serviço da própria Opera e pode ser acessado pela web — inclusive por outros navegadores. De certa forma, me lembrou o Canvas do Gemini.
Mas grande parte da “mágica” está no Do, que navega na web e executa ações em páginas, usando como base os comandos do usuário.
Mande fazer, mas não pare para ver
Ao selecionar a opção Do, o Neon entende que aquele comando deve resultar em uma tarefa no navegador. O navegador envia o prompt para a nuvem e recebe de volta uma “receita”, dividida em pequenas ações, que serão executadas localmente no browser.
Se você parar e ficar acompanhando a ação, vai perceber que o processo é bastante lento, repetitivo e cheio de tentativas e erros. Nos dias em que usei o Neon, percebi que o melhor é fazer um pedido e deixá-lo trabalhando enquanto você faz outra coisa.
Usuário pode escolher entre Chat, Do e MakeA melhor analogia que encontrei para explicar a utilidade do Do é pensar em uma máquina de lavar ou em um robô aspirador. Uma pessoa possivelmente consegue lavar roupa ou limpar a casa de um jeito melhor, mais cuidadoso ou até mais rápido. No entanto, isso demanda tempo. A grande vantagem em usar esses equipamentos é que eles nos liberam para fazer outras coisas.
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Microsoft turbina Paint com ferramenta de inteligência artificial

Paint vai permitir reestilizar imagens de forma simples com IAResumo
💬 0 - Samsung apresenta Galaxy XR com sistema Android XR

A Samsung oficializou o Galaxy XR, seu primeiro dispositivo de realidade extendida (XR) que inaugura uma nova era para wearables Android. Desenvolvido em parceria com Google e Qualcomm, o headset promete democratizar experiências imersivas com inteligência artificial contextual e preço mais acessível que o Apple Visio…
💬 0 - Mercado Livre fecha parceria com Casas Bahia para vendas online

• O Mercado Livre e a Casas Bahia firmaram parceria para vender produtos da varejista no marketplace a partir de novembro.
💬 0