Pular para o conteúdo
Pela 1ª vez, Nasa evacua Estação Espacial Internacional por questões de saúde
Tecnologia
pela
vez
nasa
evacua
estação
espacial

Pela 1ª vez, Nasa evacua Estação Espacial Internacional por questões de saúde

Publicado em 10 de janeiro de 2026 às 14:55

2 min de leitura

Em agosto do ano passado, quatro astronautas da missão Crew-11 embarcaram na nave Crew Dragon, da SpaceX, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), o grande laboratório científico que orbita a Terra.

A Crew-11 cumpriria uma missão de seis meses, com o objetivo de desenvolver pesquisas, realizar demonstrações tecnológicas e auxiliar na manutenção da estação. O retorno estava previsto para fevereiro, alguns dias após a chegada da próxima tripulação. No entanto, foi divulgado nesta quinta-feira (8) que a volta foi antecipada devido a uma questão de saúde envolvendo um dos tripulantes, um evento raríssimo.

Esta é a primeira vez que uma evacuação por motivos médicos ocorre nos 25 anos de operação da Estação Espacial Internacional. Também fazia mais de 65 anos que algo semelhante não acontecia na Nasa. Os detalhes sobre a situação permanecem sob sigilo.

Em pronunciamento oficial, o administrador da Nasa, Jared Isaacman, que assumiu o cargo há menos de um mês, não informou detalhes sobre o problema de saúde nem sobre qual tripulante foi afetado.

A equipe da Crew-11 é composta por dois astronautas da Nasa, Zena Cardman e Michael Fincke (ambos já veteranos em missões à ISS), pelo japonês Kimiya Yui, da JAXA, e pelo russo Oleg Platonov, da Roscosmos. Para Yui e Platonov, esta é a primeira missão na estação.

Segundo as informações divulgadas, um desses tripulantes enfrenta uma condição de saúde considerada “grave”, embora seu estado seja descrito como “absolutamente estável” pelo administrador da instituição.

A Nasa também informou que não se trata de uma evacuação de emergência, mas de uma decisão preventiva, tomada pensando no bem-estar do astronauta, que poderá ser melhor diagnosticado e tratado na Terra, especialmente diante das limitações médicas da estação.

Na quarta-feira (7), uma caminhada espacial prevista para o dia seguinte, que seria realizada por Fincke e Cardman, foi cancelada após a identificação de um problema médico a bordo. Não foram divulgados mais detalhes.

Fonte: Superinteressante

Leia também