
Pesquisa revela que fãs do Xbox jogam mais do que usuários de PS5 e Steam e explica o motivo
Publicado em 24 de setembro de 2025 às 10:46
3 min de leituraO Xbox Game Pass tem impactado significativamente o comportamento dos jogadores de Xbox, que experimentam uma variedade maior de jogos em comparação aos usuários de outras plataformas. De acordo com um recente relatório da empresa de pesquisa de entretenimento Ampere Analytics, os jogadores de Xbox jogam em média 5,7 jogos diferentes por mês, superando os usuários de Steam (4,5) e PlayStation 5 (3,7).
Esta tendência não é novidade. Os dados coletados pela Ampere desde agosto de 2022 mostram que essa diferença se mantém consistente há três anos consecutivos. Os usuários de Steam jogam, em média, um jogo a menos que os de Xbox, enquanto os jogadores de PlayStation ficam ainda mais para trás, com dois jogos a menos.
O principal fator por trás desse comportamento é, sem surpresas, o serviço de assinatura Xbox Game Pass, que oferece aos seus membros acesso a uma biblioteca com centenas de títulos mediante o pagamento de uma taxa mensal. Desde seu lançamento em 2017, o serviço tem crescido continuamente, alcançando a marca de 34 milhões de assinantes no início de 2024.
Curiosamente, embora os jogadores de Xbox experimentem mais jogos, eles dedicam menos tempo total jogando quando comparados aos usuários das outras plataformas. Em agosto, enquanto os usuários de PS5 registraram média de 12,7 horas de jogo e os de Steam 11,9 horas, os jogadores de Xbox acumularam apenas 7,7 horas – uma diferença considerável de quatro a cinco horas.
O efeito Call of Duty
A pesquisa também revela que estes padrões de comportamento são significativamente influenciados pelos lançamentos de Call of Duty – franquia agora pertencente à Microsoft após a aquisição da Activision Blizzard em 2023. Em novembro do ano passado, após o lançamento de Black Ops 6, o tempo médio de jogo no Xbox saltou 20%, chegando a 10,4 horas, antes de diminuir gradualmente nos meses seguintes.
Um fenômeno semelhante é esperado com o lançamento de Black Ops 7, programado para 14 de novembro. Durante os períodos de lançamento de Call of Duty, mais de 50% do tempo de jogo no Xbox é dedicado a títulos disponíveis no Game Pass, destacando o forte impacto da franquia de FPS no ecossistema Xbox.
Fora desses períodos de lançamento, os dados mostram que 42% do tempo de jogo no Xbox é dedicado a títulos disponíveis no Xbox Game Pass, o que significa que a maioria do tempo ainda é gasta com jogos fora do catálogo do serviço – ainda que por uma margem pequena.
Esses números destacam o principal benefício do Xbox Game Pass: permitir que os assinantes experimentem uma grande variedade de jogos de forma acessível, mesmo quando dispõem de tempo limitado para jogar. Em um cenário de aumento do custo de vida e elevação dos preços de hardware devido a tarifas, o serviço continua sendo uma opção vantajosa para os jogadores.
Você também pode gostar dos artigos abaixo:
Veja o primeiro teaser de OD, novo game de terror do Kojima exclusivo do Xbox
Microsoft aumentará os preços do Xbox nos EUA pela segunda vez em 2025
Fonte: Hardware.com.br
Leia também
- Que horas Battlefield 6 será liberado no Brasil?
O mês de outubro trará lançamentos de peso, o que inclui o tão aguardado Battlefield 6, que marca o retorno da franquia ao seu auge (ao menos é o que parece). E, se você é um dos que está empolgado para jogá-lo, fica a última dúvida: quando é que o game vai ser liberado?
💬 0 - Physint: Kojima revela modelagem da atriz Minami Hamabe para o jogo
Embora ainda esteja bem longe do seu lançamento, Physint chegou a receber novidades recentemente durante a apresentação da Kojima Productions. Junto de um teaser de OD e a revelação da animação de Death Stranding, o aclamado criador Hideo Kojima apresentou um pequeno vislumbre desse novo jogo de espionagem feito em pa…
💬 0 - Ator Alex Hernandez revela medo de que fracasso de MindsEye prejudique sua carreira nos games
O ator Alex Hernandez, responsável por dar vida ao protagonista Jacob Diaz em MindsEye, revelou que temia nunca mais trabalhar na indústria de jogos após o lançamento desastroso do título. Em uma entrevista sincera ao podcast FRVR, Hernandez compartilhou como o fracasso do jogo da Build A Rocket Boy afetou sua confian…
💬 0