
Pix Parcelado só deve ser lançado pelo Banco Central em 2026
Publicado em 6 de outubro de 2025 às 12:19
2 min de leituraPix Parcelado só deve ser lançado pelo Banco Central em 2026 • Pix Parcelado permitirá dividir pagamentos via Pix, com parcelas podendo ser acrescidas de juros;
• Banco Central publicará regras ainda em 2025, mas modalidade só deve estrear em 2026;
• Previsão inicial era de lançamento em setembro de 2025; adiamento ocorreu por causa da complexidade técnica da modalidade.
A previsão inicial dizia que o Pix Parcelado começaria a funcionar em setembro deste ano. Mas já estamos em outubro. Ainda que com atraso, o Banco Central já faz os preparativos finais para lançar a modalidade de modo oficial no Brasil. Mas ela só chega em 2026.
A premissa básica da novidade é permitir que o cidadão obtenha crédito ou realize um financiamento via Pix, mas pague o valor devido em parcelas que podem ser acrescidas de juros.
Por conta disso, o Pix Parcelado deverá ser interessante especialmente para o varejo, pois facilitará a aquisição de bens ou serviços por clientes que não contam com cartão de crédito, por exemplo. Mas a modalidade também poderá ser usada para outras finalidades de crédito, não somente para compras diretas.
De acordo com o Banco Central, o regulamento do Pix Parcelado será divulgado na última semana deste mês de outubro. Em dezembro, o órgão fará a divulgação dos procedimentos operacionais e da padronização da experiência do usuário referentes à modalidade.
Depois disso, as instituições financeiras participantes do Pix terão um prazo, ainda a ser determinado, para se adequarem ao novo regulamento. Isso significa que o Pix Parcelado só deverá ser oferecido à população em 2026, talvez no segundo trimestre do ano.
Algumas instituições financeiras já oferecem serviços que envolvem parcelamento de valores via Pix, a exemplo do Itaú. Enquanto o Pix Parcelado não entrar em vigor, esses serviços poderão continuar sendo ofertados.
Sede do Banco Central, em BrasíliaPor que o Pix Parcelado atrasou?
O Banco Central realizou a edição mais recente do Fórum Pix na semana passada. Durante o evento, o órgão deu a entender que a implementação do Pix Parcelado é mais complexa do que o previsto inicialmente, e isso motivou o adiamento da modalidade.
Os reforços de segurança do sistema financeiro do Brasil que o Banco Central implementou em setembro também contribuíram para o atraso.
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Cometa mais brilhante do ano poderá ser visto a olho nu no Brasil; saiba quando

O céu noturno de outubro e novembro trará um visitante raro: o cometa C/2025 A6 Lemmon, que acaba de atingir sua maior aproximação da Terra e poderá ser visto a olho nu em várias regiões do Brasil.
💬 0 - TIM deve adotar modem com Wi-Fi 7 para fibra óptica

TIM UltraFibra deve incluir modem compatível com Wi-Fi 7Resumo
💬 0 - Você deve fazer exercício se o corpo ainda está dolorido do treino anterior?

A prática de exercícios físicos é essencial para a saúde do corpo. Deixa o corpo mais forte, apto, libera endorfinas, alivia o estresse. Parece tudo de bom até a dor do dia seguinte, ou dor muscular tardia, que vem algumas horas depois da sessão de exercícios e pode durar alguns dias.
💬 0