
PlayStation 5 é a geração mais lucrativa da história, diz Sony
Publicado em 30 de setembro de 2025 às 14:41
2 min de leituraPS5 é a geração mais bem-sucedida da história da marca • O PlayStation 5 já acumulou US$ 136 bilhões em receita desde 2020, superando todas as gerações de console anteriores.
• Segundo a Sony, o sucesso se deve à força global da marca e às vendas de hardware.
• Para o futuro, a companhia aposta na PlayStation Store, peça central do modelo de negócios.
O PlayStation 5 alcançou um marco histórico em termos de receita. De acordo com Hideaki Nishino, CEO da Sony Interactive Entertainment, a divisão Game & Network Services (G&NS) já registra US$ 136 bilhões em vendas desde 2020, superando os resultados obtidos em ciclos anteriores de consoles da empresa.
Esses números colocam o PS5 como a geração mais rentável da história da marca. Para efeito de comparação, o faturamento durante o ciclo do PlayStation 4 foi de US$ 107 bilhões entre 2013 e 2019.
Antes disso, o PlayStation 3 arrecadou US$ 71 bilhões, enquanto o PS2 atingiu US$ 44 bilhões. O PlayStation original chegou aos US$ 24 bilhões. Segundo a companhia, os cálculos levam em conta a taxa média de câmbio do dólar em relação ao iene japonês em cada época.
O que explica o desempenho do PlayStation 5?
Apesar de a maior parte da receita vir do período atual, a Sony destacou que os valores incluem também ganhos contínuos com produtos ligados ao PS4. Ainda assim, os números refletem a força do PS5 no mercado, mesmo diante de reajustes de preço em diversas regiões. Segundo a empresa, os aumentos se devem ao “ambiente econômico desafiador”.
Nishino reforçou que o sucesso da marca vai além das vendas de hardware. “Acreditamos que a PlayStation não é apenas o hardware, não são apenas os jogos, mas sim a experiência global”, afirmou o executivo. Para ele, o ecossistema da PlayStation conecta jogadores e desenvolvedores, em um ciclo que fortalece o mercado de forma contínua.
Qual é a visão da Sony para o futuro?
PlayStation Store é a peça central do modelo de negócios da SonyNo mesmo discurso, feito durante a Tokyo Game Show, Nishino comentou sobre o papel da PlayStation Store, lançada junto ao PS3 em 2006 e que segue como peça central no modelo de negócios.
“Com a evolução da Store, continuamos a ultrapassar os limites do jogo. Nós nos esforçamos para ser o melhor lugar para os jogadores jogarem e para os criadores publicarem”, disse.
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- PlayStation 5 Pro ganha modelo revisado mais leve e eficiente

No final de setembro, a Sony passou a vender uma nova versão do PlayStation 5 Slim, que trouxe algumas melhorias, mas também diminuiu a capacidade de armazenamento do console. Poucas semanas depois, ela também começou a vender a versão CFI-7121 do modelo Pro (PS5 Pro), sem divulgar muitos detalhes do que ele oferece.
💬 0 - Designer de Skyrim diz que mais estúdios precisam abraçar os bugs

The Elder Scrolls V: Skyrim é amplamente considerado um dos RPGs mais amados de todos os tempos — e também o maior sucesso da Bethesda até hoje. Mas, apesar de suas qualidades, o jogo se tornou igualmente famoso pela grande quantidade de bugs.
💬 0 - Animal Crossing no PlayStation? Mais uma “cópia” aparece na PS Store

Animal Crossing no PlayStation? Mais uma “cópia” aparece na PS Store Pela segunda vez no ano, jogo "inspirado" em Animal Crossing chega à PS Store e gera questionamentos O maior site de PlayStation da América Latina Pela segunda vez no ano, jogo "inspirado" em Animal Crossing chega à PS Store e gera questionamentos Ma…
💬 0