Pular para o conteúdo
PlayStation 5 Pro ganha modelo revisado mais leve e eficiente
Games
playstation
pro
ganha
modelo
revisado
mais

PlayStation 5 Pro ganha modelo revisado mais leve e eficiente

Publicado em 17 de outubro de 2025 às 12:47

2 min de leitura

No final de setembro, a Sony passou a vender uma nova versão do PlayStation 5 Slim, que trouxe algumas melhorias, mas também diminuiu a capacidade de armazenamento do console. Poucas semanas depois, ela também começou a vender a versão CFI-7121 do modelo Pro (PS5 Pro), sem divulgar muitos detalhes do que ele oferece.

Para solucionar as dúvidas daqueles que pretendem investir no console, o YouTuber Austin Evans adquiriu a nova versão, que foi comparada com sua encarnação anterior. Ele descobriu que, enquanto o modelo revisado traz algumas melhorias, elas não são substanciais o suficiente para justificar um “upgrade” de quem já tem o videogame.

Segundo Evans, o PlayStation 5 Pro CFI-7121 traz de 3% a 4% em ganhos de eficiência energética, algo que se mantém consistente até mesmo em cenários mais exigentes. O novo console também é um pouco mais silencioso, além de não aquecer tanto quanto a versão anterior vendida pela Sony.

PlayStation 5 Pro ganhou algumas otimizações

A análise feita por Evans também mostra que a nova versão do PlayStation 5 Pro é um pouco mais leve. Agora, ela pesa 3016 gramas, enquanto o modelo vendido anteriormente pela Sony chegava a 3103 gramas. Isso é resultado de algumas mudanças pequenas feitas pela fabricante.

Foto: Reprodução/Austin Evans

Entre elas está o fato de que o acabamento das saídas de ar, que antes era feito em metal, agora aparece em plástico. Além disso, o grande cooler do console, bem como sua fonte de alimentação, também perderam alguns gramas. O mesmo aconteceu com a placa-mãe que, se não é totalmente diferente, passou por algumas pequenas otimizações.

Evans também explica que, enquanto os heatsinks do PlayStation 5 Pro CFI-7121 são semelhantes aos de seus antecessores, eles trazem um acabamento em cor diferente. Além disso, aquele usado na parte traseira do console é um pouco mais leve, por motivos que ele não explora em seu vídeo.

Foto: Reprodução/Austin Evans

Para completar, a nova versão do console acompanha uma nova versão do controle DualSense, conhecida como CFI-ZCT2W. A principal diferença que ela apresenta é a remoção do microfone traseiro usado pela Sony, que também passou a usar um novo conector de energia e peças que parecem ter sido fornecidas por fabricantes diferentes — o que deve ajudar a Sony a reduzir custos de fabricação.

Ainda vai demorar um pouco

FSR 4 deve chegar ao PS5 Pro no primeiro trimestre de 2026

Fonte: Adrenaline

Leia também