
PlayStation e EA são criticadas por analista de mercado
Publicado em 30 de setembro de 2025 às 12:19
2 min de leituraPara explicar um pouco mais ao público de finanças a compra da EA Games, o Yahoo Finance convidou Michael Pachter, famoso analista de mercado. E, na entrevista, ele criticou o PlayStation como uma empresa ideal para investir, além de tecer críticas às aquisições da EA Games. Venha ver!
Imagem: PlayStation
“PlayStation é uma empresa terrível”, diz analista
Ao comentar com o Yahoo Finance sobre a recente compra da EA Games pelo PIF, Pachter comentou que o preço pareceu justo e que a companhia já estava indo para um caminho sólido ao ouvir o feedback dos jogadores, mas criticou suas decisões de aquisições de estúdios.
Imagem: EA Games
A EA Games adquiriu a Glu Mobile, a Playdemic e a Codemasters no passado, algo que, para Michael Pachter, foram péssimas aquisições no ramo de mobile, o setor que mais cresce na indústria (além de nunca monetizarem de maneira adequada). E, segundo o analista, o PlayStation/Sony segue a mesma direção.
Quando perguntado sobre quais empresas seriam boas opções para investir atualmente, a entrevistadora questiona se grandes conglomerados são viáveis, como Microsoft, Activision, Sony e mais. Porém, para Pachter essa não seria a recomendação. Você pode conferir nos 11:30 do vídeo abaixo:
A Sony [PlayStation] com certeza não, a Sony é uma empresa horrível e eles, na verdade, estão implodindo no setor de games. Os jogos estão migrando para a ‘TV conectada’. Pense em todos os participantes que vão ter jogos da mesma forma que temos filmes na Netflix. Esqueça o modelo de assinatura, simplesmente pense no iOS [sistema do iPhone] se tornando a sua TV”
Para Pachter, o futuro da indústria (em termos de investimento e boas dicas para investidores, vale lembrar) está em empresas que estão apostando em ter jogos gratuitos na TV, algo que companhias de nuvem, IA e mais estão investindo. O analista até cita a empresa Playtika, que ele detém 500 mil ações e diz ser o caminho certo para multiplicar seu dinheiro.
Imagem: PlayStation
Entretanto, é curioso a forma como Michael Pachter descreveu o PlayStation como uma empresa “terrível” e que estaria muito mal no segmento de jogos – do ponto de vista para investidores.
Já sobre a EA Games, Pachter imagina que o grupo saudita comprador da EA Games provavelmente tem planos para “50 anos, não 5”, vendo o potencial de crescimento da empresa no mobile, área que a EA nunca soube investir.
Fonte: Flow Games
Leia também
- Microsoft Rewards encerra troca de pontos por acesso ao Game Pass
A partir desta quarta-feira (1º), quem usava o sistema Microsoft Rewards para conseguir tempo de acesso ao Game Pass não vai mais contar com essa opção. Enquanto ainda será possível usar os pontos acumulados para comprar o serviço, a partir de agora isso vai ter que ser feito de maneira indireta.
💬 0 - Battlefield 6: novas impressões da campanha são divulgadas e novamente decepcionam
Recentemente, os fãs de Battlefield tiveram notícias não muito animadoras a respeito do conteúdo single-player do novo título. Alguns criadores de conteúdo, como BigfryTV, foram chamados para testar a campanha de Battlefield 6 e saíram decepcionados com a experiência.
💬 0 - PlayStation Store e o IOF: por que suas compras digitais estão mais caras — e como evitar o imposto
Não tá fácil ser gamer no Brasil e para piorar, as compras na PlayStation Store ficaram mais caras por causa do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O imposto incide sobre operações que envolvem câmbio e, quando a loja trata a transação como internacional ou realiza conversão, o acréscimo aparece no valor final.
💬 0