
Projeto de fãs traz primeiro The Crew de volta ao ar
Publicado em 16 de setembro de 2025 às 08:44
2 min de leituraRetirado do ar pela Ubisoft em abril de 2024, o primeiro episódio da série The Crew reabriu suas pistas na última segunda-feira (15). Isso aconteceu graças ao trabalho do TCU Team, que misturou emulação e servidores privados para garantir que o título pode ser jogado novamente em sua versão para PC.
Conforme o próprio grupo explica, isso foi necessário porque a Ubisoft decidiu criar o jogo de corrida como uma experiência exclusivamente online. Assim, após ela fechar seus servidores, mesmo quem havia investido um bom dinheiro no título e em conteúdos adicionais deixou de poder jogá-lo.
Foto: Divulgação/Ubisoft
O time responsável pelo projeto The Crew Unlimited afirma que sua intenção é preservar um dos jogos de corridas mais diferentes do mercado. Segundo seus membros, enquanto a desenvolvedora Ivory Tower se focou em oferecer uma experiência de direção em mundo aberto vivo, a Ubisoft falhou ao promover o game como um competidor de Gran Turismo e Forza.
Como voltar a jogar The Crew no PC?
• Para voltar a jogar The Crew no PC é preciso já ter uma cópia digital do jogo instalada em sua máquina;
• Em seguida, baixe os arquivos do TCU Launcher em seu site oficial;
• Feito isso, basta abrir o instalador e seguir os passos instruídos por ele para fazer as modificações que trazem o game de volta à vida.
Game segue indisponível nos consoles
Enquanto o projeto The Crew Unlimited revive a versão PC do jogo de corrida, ele segue indisponível nos consoles de mesa. No entanto, a equipe responsável pela iniciativa afirma que está trabalhando em meios de reviver toda a comunidade do game — mas esse é um objetivo que pode demorar a ser cumprido.
O fim da disponibilidade oficial do game chamou muito a atenção pela maneira como foi feita. Além de fãs afirmarem que a Ubisoft abandonou o título em 2017, o anúncio do desligamento de seus servidores foi feito momentos depois de a empresa removê-lo de todas as lojas digitais.
Foto: Divulgação/Ubisoft
Para completar, a companhia não forneceu qualquer indício de que pensou em preparar um modo offline ou recursos para a comunidade manter o jogo vivo. A revolta da comunidade foi tanta que resultou em iniciativas como o Stop Killing Games, que exige a manutenção de jogos que dependem de recursos online para funcionar.
A própria Ubisoft parece ter entendido o recado e decidiu tomar medidas para evitar que The Crew 2 tenha o mesmo destino de seu antecessor. Ao mesmo tempo, os executivos da empresa continuam afirmando publicamente que o público precisa se acostumar a não ter “propriedade irrestrita” sobre os games que compra.
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Hollow Knight: Silksong traz homenagem a fã que perdeu batalha contra o câncer
Lançado oficialmente no dia 4 de setembro deste ano, Hollow Knight: Silksong colocou fim a uma espera que durou sete anos. Entre os fãs que estavam aguardando ansiosamente pela sequência estava Seth Goldman, que infelizmente perdeu uma batalha contra o câncer antes de o título ser lançado.
💬 0 - Jogar Breath of the Wild e assistir filmes do Studio Ghibli melhora a saúde mental, revela estudo
Um estudo que envolveu 518 estudantes de pós-graduação, divididos em quatro grupos: um jogou The Legend of Zelda: Breath of the Wild, outro assistiu a filmes nostálgicos do Studio Ghibli, um terceiro fez ambos e o último não fez nenhuma atividade.
💬 0 - Dying Light The Beast se une ao Hopi Hari para agitar a Hora do Horror
Um dos jogos mais aguardados de 2025, Dying Light The Beast está cada vez mais perto de sua estreia. Após ter o lançamento adiantado para 18 de setembro, o novo título da franquia anunciou uma novidade bacana para os fãs brasileiros.
💬 0