
PS5 Pro pode suportar Path Tracing? Desenvolvedores de War Thunder explicam
Publicado em 7 de outubro de 2025 às 10:00
2 min de leituraO PS5 Pro pode ser tecnicamente capaz de suportar path tracing, de acordo com desenvolvedores do jogo War Thunder. A tecnologia, que permite criar iluminação mais realista nos jogos, ainda não está disponível em nenhum título para o console da Sony, mas isso pode mudar no futuro.
Há capacidade técnica para isso
Em uma entrevista técnica recente, a equipe de programação da Gaijin Entertainment, responsável pelo War Thunder e pelo motor gráfico Dagor, revelou que o novo console da Sony tem capacidade técnica para implementar a tecnologia de path tracing global illumination (PTGI), recentemente introduzida na versão PC do jogo.
László Perneky, programador-chefe do estúdio, explicou que a questão principal não é a compatibilidade, mas sim o desempenho. “Tecnicamente, o console poderia suportar a tecnologia; a única questão é o desempenho. Porém, esta é uma decisão para o futuro”, afirmou Perneky.
A equipe revelou que o foco imediato é lançar suporte para ray tracing nos consoles, incluindo todos os efeitos exceto PTGI, o que deve acontecer “muito em breve”. Somente após esta implementação, os desenvolvedores terão uma melhor noção de quanto orçamento de GPU estará disponível para incluir a tecnologia de path tracing.
Esta declaração contrasta com a postura mais cautelosa de Mark Cerny, arquiteto-chefe do PS5 Pro, que anteriormente se mostrou hesitante sobre o assunto. Cerny havia destacado que existem muitas estratégias diferentes para implementar ray tracing ou path tracing, e que seria necessária uma abordagem “altamente otimizada” para funcionar no novo console da Sony.
Até o momento, nenhum jogo implementou path tracing no PS5 Pro. O War Thunder surge como uma possibilidade promissora por utilizar apenas PTGI e não path tracing completo. No entanto, os especialistas sugerem que os jogadores provavelmente terão que esperar pelo PS6 para obter suporte adequado a esta tecnologia avançada de iluminação.
Na mesma entrevista, Anton Yudintsev, CEO da Gaijin Entertainment, também comentou sobre o Nintendo Switch 2. Segundo ele, a empresa está aguardando kits de desenvolvimento para a nova plataforma da Nintendo. “Estamos sempre ansiosos para estar entre os primeiros a apoiar novos dispositivos, então estamos definitivamente considerando versões dos nossos jogos para o Switch 2. Infelizmente, ainda estamos esperando pelos kits de desenvolvimento solicitados”, explicou.
A declaração do CEO sugere que a situação da distribuição de devkits para desenvolvedores não melhorou significativamente nos últimos meses, o que pode impactar o lançamento de jogos terceirizados para o futuro console da Nintendo.
Você também pode gostar dos artigos abaixo:
O PS5 Pro é uma grande decepção?
Fonte: Hardware.com.br – Notícias
Leia também
- Razer lança controle Raiju V3 Pro, trazendo TMR e botões programáveis para o PS5

A Razer lançou nesta semana o Raiju V3 Pro, seu mais novo controle para o PS5 e PC. Como indica o nome, o periférico é voltado para jogadores profissionais, prometendo alta performance, longevidade e oferecendo diferentes opções de customização com um total de 6 botões programáveis.
💬 0 - Razer anuncia Raiju V3 Pro, controle premium para o PS5

A Razer acaba de entrar de vez na disputa pelos gamers competitivos de console. A marca anunciou o Razer Raiju V3 Pro, um controle sem fio desenvolvido especificamente para PlayStation 5 com tecnologias vindas diretamente do universo dos periféricos para PC.
💬 0 - Uma mudança pode aumentar em até 32% o desempenho do ROG Xbox Ally

Lançados no dia 16 de outubro, o ROG Xbox Ally e o Xbox Ally X foram recebidos de forma mista. Se por um lado o hardware dos portáteis foi elogiado pela crítica, o desempenho dos aparelhos (principalmente o mais modesto entre eles) e a maneira como o Windows 11 é integrado não foram encarados de maneira tão positiva a…
💬 0