Pular para o conteúdo
PS5 Pro pode suportar Path Tracing? Desenvolvedores de War Thunder explicam
Games
ps5
pro
pode
suportar
path
tracing

PS5 Pro pode suportar Path Tracing? Desenvolvedores de War Thunder explicam

Publicado em 7 de outubro de 2025 às 10:00

2 min de leitura

O PS5 Pro pode ser tecnicamente capaz de suportar path tracing, de acordo com desenvolvedores do jogo War Thunder. A tecnologia, que permite criar iluminação mais realista nos jogos, ainda não está disponível em nenhum título para o console da Sony, mas isso pode mudar no futuro.

Há capacidade técnica para isso

Em uma entrevista técnica recente, a equipe de programação da Gaijin Entertainment, responsável pelo War Thunder e pelo motor gráfico Dagor, revelou que o novo console da Sony tem capacidade técnica para implementar a tecnologia de path tracing global illumination (PTGI), recentemente introduzida na versão PC do jogo.

László Perneky, programador-chefe do estúdio, explicou que a questão principal não é a compatibilidade, mas sim o desempenho. “Tecnicamente, o console poderia suportar a tecnologia; a única questão é o desempenho. Porém, esta é uma decisão para o futuro”, afirmou Perneky.

A equipe revelou que o foco imediato é lançar suporte para ray tracing nos consoles, incluindo todos os efeitos exceto PTGI, o que deve acontecer “muito em breve”. Somente após esta implementação, os desenvolvedores terão uma melhor noção de quanto orçamento de GPU estará disponível para incluir a tecnologia de path tracing.

Esta declaração contrasta com a postura mais cautelosa de Mark Cerny, arquiteto-chefe do PS5 Pro, que anteriormente se mostrou hesitante sobre o assunto. Cerny havia destacado que existem muitas estratégias diferentes para implementar ray tracing ou path tracing, e que seria necessária uma abordagem “altamente otimizada” para funcionar no novo console da Sony.

Até o momento, nenhum jogo implementou path tracing no PS5 Pro. O War Thunder surge como uma possibilidade promissora por utilizar apenas PTGI e não path tracing completo. No entanto, os especialistas sugerem que os jogadores provavelmente terão que esperar pelo PS6 para obter suporte adequado a esta tecnologia avançada de iluminação.

Na mesma entrevista, Anton Yudintsev, CEO da Gaijin Entertainment, também comentou sobre o Nintendo Switch 2. Segundo ele, a empresa está aguardando kits de desenvolvimento para a nova plataforma da Nintendo. “Estamos sempre ansiosos para estar entre os primeiros a apoiar novos dispositivos, então estamos definitivamente considerando versões dos nossos jogos para o Switch 2. Infelizmente, ainda estamos esperando pelos kits de desenvolvimento solicitados”, explicou.

A declaração do CEO sugere que a situação da distribuição de devkits para desenvolvedores não melhorou significativamente nos últimos meses, o que pode impactar o lançamento de jogos terceirizados para o futuro console da Nintendo.

Você também pode gostar dos artigos abaixo:

O PS5 Pro é uma grande decepção?

Fonte: Hardware.com.br – Notícias

Leia também