
Quatro estudantes brasileiros são medalhistas na 18ª Olimpíada Iberoamericana de Biologia
Publicado em 18 de setembro de 2025 às 16:00
2 min de leituraQuatro estudantes brasileiros do Ensino Médio foram premiados na 18ª Olimpíada Iberoamericana de Biologia (OIAB), realizada na Colômbia no último sábado (13). O resultado inédito contou com a premiação de primeiro lugar geral da competição, além de duas medalhas de ouro e uma de prata.
Os jovens – todos do Nordeste – foram selecionados para representar o Brasil na competição por terem obtido notas altas na 21ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), organizada pelo Instituto Butantan. Eles também foram aprovados por uma seletiva e passaram por uma capacitação feita pela organização paulista em maio de 2025.
• Relacionadas • HistóriaGeomitologia: como fósseis podem ter inspirado lendas de grifos, ciclopes e dragões18 set 2025 - 12h09
• SociedadeSuperinteressante é destaque na Mostra Brasileira de Design da Informação17 set 2025 - 15h09
Paulo Vinicius Rodrigues de Azevedo, estudante do Colégio Master em Fortaleza (CE), foi o “Top Gold” da competição, ou seja, teve a maior nota entre todos os concorrentes.
Já Julia Mota Miranda, do Colégio GGE de Recife (PE), e João Nilson Pedreira da Cruz Neto, do Colégio Coesi de Aracaju (SE), receberam medalhas de ouro. Francisco Ulisses Montenegro Campos, do Colégio Ari de Sá de Fortaleza (CE), foi premiado com a prata.
A competição acontece anualmente e podem concorrer alunos de instituições da América Latina e da Espanha e de Portugal.
Continua após a publicidade
“Nos últimos três meses, tenho me preparado para as provas com a intenção de representar o Brasil com excelência”, conta Julia. “Mas, além do resultado obtido pela delegação brasileira, torço para que a minha participação e desempenho sirvam de estímulo para que outras garotas participem das olimpíadas científicas”, explica.
WhatsAPP Telegram
Em 2026, a OIAB será sediada no Brasil, com as competições ocorrendo no Instituto Butantan. Essa será a terceira vez que o país recebe a Olimpíada. A primeira ocorreu em 2008, no Rio de Janeiro, e a segunda, em 2016, em Brasília.
Continua após a publicidade
Em julho deste ano, três estudantes brasileiros foram medalhistas da 36ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), realizada nas Filipinas. Eles também foram selecionados pelo Butantan a partir da competição brasileira e mentorados pelos profissionais do instituto.
AS MAIS LIDAS DA SEMANA
Fonte: Superinteressante
Leia também
- Múmias mais antigas do mundo são descobertas – e elas não são egípcias
Muito antes de os egípcios desenvolverem as sofisticadas técnicas de embalsamamento que fascinam o mundo até hoje, povos caçadores-coletores do sul da China e do Sudeste Asiático já preservavam seus mortos.
💬 0 - Alguns filhotes desta formiga são de uma espécie diferente da própria mãe
Filho de peixe, nem sempre peixinho é. Pesquisadores descobriram que as rainhas da formiga-colhedoras-ibérica (Messor ibericus) são capazes de se reproduzir da maneira mais ficção científica possível: elas geram machos de uma espécie totalmente diferente, a formiga-colhedoras-construtora (Messor structor).
💬 0 - Esqueletos com mãos e pescoços amarrados são encontrados por arqueólogos no Peru
O que esperar da escavação de um templo? Os arqueólogos que entram num desses sítios procuram por todo tipo de evidências de como funcionava a religiosidade dos povos da área. No Peru, uma equipe de especialistas encontrou algo incomum, digno de filme do Indiana Jones: esqueletos com cordas amarradas às mãos e ao pesc…
💬 0