Pular para o conteúdo
Samsung: One UI 8.5 pode ter função para esconder dados sensíveis em fotos
Computação
samsung
one
pode
ter
função
para

Samsung: One UI 8.5 pode ter função para esconder dados sensíveis em fotos

Publicado em 2 de outubro de 2025 às 12:32

2 min de leitura

Recurso de proteção pode chegar com a One UI 8.5 • A One UI 8.5 da Samsung pode ganhar um recurso de IA capaz de ocultar dados sensíveis em fotos.

• Segundo o SamMobile, o recurso já esteve disponível de forma limitada na China e agora chegaria para todos via atualização da interface.

• A funcionalidade pode estreiar em 2026 com a linha Galaxy S26 e deve ser expandida para outros dispositivos posteriormente.

A Samsung pode liberar um novo recurso de proteção de privacidade que permitirá ocultar automaticamente informações confidenciais em imagens. Segundo o site SamMobile, a novidade usará inteligência artificial para detectar dados sensíveis e chegará com a One UI 8.5.

Com o recurso, usuários conseguirão reforçar a segurança, prevenindo o compartilhamento acidental de informações como números de documentos, endereços ou dados financeiros.

Como vai funcionar?

O site lembra que esse recurso já esteve disponível de forma limitada na China, em versões anteriores da One UI. Agora, a ferramenta, chamada “Proteção de Privacidade”, chegaria para todos via One UI 8.5, integrada ao menu de compartilhamento de imagens do Android.

O funcionamento é projetado para ser intuitivo: ao selecionar uma imagem para enviar pelo WhatsApp, e-mail ou alguma rede social, o usuário deve encontrar a nova opção no menu.

Quando acionada, a foto será analisada em busca de informações confidenciais. Os dados detectados serão automaticamente desfocados ou cobertos por uma tarja, como mostra o exemplo abaixo.

Função permitirá editar quais dados serão ocultados em fotos de documentosOutra tela deverá permitir a seleção de informações específicas, que devem ser ocultadas ou exibidas, e comparar a versão original e a imagem editada, garantindo que apenas os dados desejados sejam removidos. Após a edição, o usuário poderá compartilhar a imagem protegida ou salvá-la no próprio dispositivo.

De acordo com o SamMobile, uma IA que roda no próprio dispositivo (on-device) — possivelmente uma versão do Gemini Nano, do Google, conhecido como Nano Banana — é responsável pela análise das imagens, portanto os dados não precisariam ser enviados para servidores externos para processamento.

Se comprovada, a funcionalidade deve estrear no início de 2026 junto com a nova linha de smartphones S26, chegando mais tarde para mais dispositivos Galaxy.

Fonte: Tecnoblog

Leia também