
Sony acusa Tencent de dissimulação em processo sobre Light of Motiram
Publicado em 16 de outubro de 2025 às 10:25
2 min de leituraAnunciado em novembro de 2024, Light of Motiram imediatamente gerou diversas comparações com a série Horizon, da Guerrilla Games. As semelhanças entre os dois jogos são tantas que motivaram a Sony a processar a Tencent, publicadora do game, a quem acusou de agir de maneira dissimulada nos tribunais.
Segundo a companhia japonesa, a distribuidora de Light of Motiram está tentando se esquivar de suas responsabilidades ao jogá-las sobre algumas de suas subsidiárias. Seus advogados também declararam que a Tencent tenta invalidar o processo simplesmente porque adiou o lançamento do game e alterou suas imagens de divulgação após “promovê-lo continuamente por meses”.
Foto: Divulgação/PlayStation
Em sua defesa, a corporação chinesa afirmou que a Sony estava tentando processar a companhia errada. Enquanto a iniciativa legal é direcionada contra a Tencent America, Proxima Beta U.S e a Tencent Holdins, a companhia alega que o título é responsabilidade da Polaris Quest e da Aurora Studios, que operam sob a Tencent Technology, baseada em Shanghai.
Sony acusa Light of Motiram de ser uma imitação descarada
Em resposta às alegações feitas pela Tencent, a Sony afirma que a empresa chinesa usa uma estrutura intencionalmente confusa para tentar escapar de responsabilidades. Ao mesmo tempo em que divulga Light of Motiram e é dona de seu estúdio responsável pelo título, a companhia divulga relatórios fiscais sem atribuir resultados a nenhuma de suas subsidiárias.
Foto: Divulgação/Tencent
A companhia também afirma que as reações do público não deixam dúvida sobre as semelhanças do novo game com a série Horizon. Para ela, deixar que o título chegue às lojas sem tentar disputar seus méritos só vai contribuir para colocar em risco o sucesso futuro de sua franquia.
“Light of Motiram — uma imitação tão descarada que o público a condenou em alto e bom som por suas cópias óbvias e generalizadas dos elementos protegidos de Horizon — coloca em risco o sucesso contínuo de Horizon, incluindo os planos atuais de expansão da franquia”, afirma a Sony.
Foto: Divulgação/Tencent
Dada a situação, a companhia japonesa pediu que os tribunais desconsiderem os pedidos da Tencent para anular o processo. Desde que a disputa judicial foi iniciada, a publicadora chinesa alterou as páginas do jogo em lojas como o Steam, removendo imagens e trailers, bem como alterando sua descrição oficial.
mais um capítulo
Atriz de Horizon Zero Dawn diz que IA não substitui profissionais
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Sony libera nova atualização para o PS5; veja o que muda

Temos mais uma mudança notável para o ecossistema da gigante japonesa: Sony libera nova atualização para o PS5. Trata-se da distribuição global de uma nova versão do software de sistema do console da atual geração da companhia.
💬 0 - Relembre um clássico: 7 curiosidades sobre Tekken 3 que você precisa conhecer

Com a chegada de Tekken 3 ao PlayStation Plus Premium nesta terça-feira (21), milhões de jogadores têm a chance de revisitar — ou conhecer pela primeira vez — um dos títulos mais revolucionários da história dos games de luta. Lançado originalmente em arcades em março de 1997 e convertido para PlayStation em 1998, o jo…
💬 0 - Sony agora mostra histórico de preços de jogos na PS Store

Antes tarde do que nunca: Sony agora mostra histórico de preços de jogos na PS Store. O intuito é simples: auxiliar os consumidores a identificar as melhores oportunidades de compra.
💬 0