Pular para o conteúdo
Sony acusa Tencent de dissimulação em processo sobre Light of Motiram
Games
sony
acusa
tencent
dissimulação
processo
sobre

Sony acusa Tencent de dissimulação em processo sobre Light of Motiram

Publicado em 16 de outubro de 2025 às 10:25

2 min de leitura

Anunciado em novembro de 2024, Light of Motiram imediatamente gerou diversas comparações com a série Horizon, da Guerrilla Games. As semelhanças entre os dois jogos são tantas que motivaram a Sony a processar a Tencent, publicadora do game, a quem acusou de agir de maneira dissimulada nos tribunais.

Segundo a companhia japonesa, a distribuidora de Light of Motiram está tentando se esquivar de suas responsabilidades ao jogá-las sobre algumas de suas subsidiárias. Seus advogados também declararam que a Tencent tenta invalidar o processo simplesmente porque adiou o lançamento do game e alterou suas imagens de divulgação após “promovê-lo continuamente por meses”.

Foto: Divulgação/PlayStation

Em sua defesa, a corporação chinesa afirmou que a Sony estava tentando processar a companhia errada. Enquanto a iniciativa legal é direcionada contra a Tencent America, Proxima Beta U.S e a Tencent Holdins, a companhia alega que o título é responsabilidade da Polaris Quest e da Aurora Studios, que operam sob a Tencent Technology, baseada em Shanghai.

Sony acusa Light of Motiram de ser uma imitação descarada

Em resposta às alegações feitas pela Tencent, a Sony afirma que a empresa chinesa usa uma estrutura intencionalmente confusa para tentar escapar de responsabilidades. Ao mesmo tempo em que divulga Light of Motiram e é dona de seu estúdio responsável pelo título, a companhia divulga relatórios fiscais sem atribuir resultados a nenhuma de suas subsidiárias.

Foto: Divulgação/Tencent

A companhia também afirma que as reações do público não deixam dúvida sobre as semelhanças do novo game com a série Horizon. Para ela, deixar que o título chegue às lojas sem tentar disputar seus méritos só vai contribuir para colocar em risco o sucesso futuro de sua franquia.

“Light of Motiram — uma imitação tão descarada que o público a condenou em alto e bom som por suas cópias óbvias e generalizadas dos elementos protegidos de Horizon — coloca em risco o sucesso contínuo de Horizon, incluindo os planos atuais de expansão da franquia”, afirma a Sony.

Foto: Divulgação/Tencent

Dada a situação, a companhia japonesa pediu que os tribunais desconsiderem os pedidos da Tencent para anular o processo. Desde que a disputa judicial foi iniciada, a publicadora chinesa alterou as páginas do jogo em lojas como o Steam, removendo imagens e trailers, bem como alterando sua descrição oficial.

mais um capítulo

Atriz de Horizon Zero Dawn diz que IA não substitui profissionais

Fonte: Adrenaline

Leia também