
Tencent ataca Sony em processo sobre Light of Motiram
Publicado em 18 de setembro de 2025 às 10:31
2 min de leituraAnunciado em novembro de 2024, Light of Motiram despertou imediatamente diversas comparações com a série Horizon, da Sony, por sua ambientação e mecânicas. Agora que isso resultou em um processo jurídico, a Tencent usou os tribunais para defender o game e atacar a empresa rival.
Segundo a empresa chinesa, o processo deve ser totalmente desconsiderado pelas cortes da Califórnia. Ela argumenta que a Sony usa “alegações vagas e impossíveis de averiguar” para afirmar que suas propriedades intelectuais estão sendo violadas pelo novo jogo.
Foto: Divulgação/Tencent
Além disso, a Tencent afirma que o processo relacionado a Light of Motiram é “baseado somente em especulações relacionadas a condutas futuras”. Assim, a companhia rival não teria uma base factual para abrir o processo contra uma corporação cuja sede não se situa dentro do território norte-americano.
Tencent afirma que Sony não liga para plágios
Segundo a resposta registrada pela Tencent, a Sony não tem qualquer objetivo de lutar contra plágios ou contra a pirataria de suas propriedades intelectuais. A intenção seria somente tentar intimidar outras desenvolvedoras e estabelecê-la como a única capaz de atuar em um segmento do mundo dos games.
No fundo, os esforços da Sony não têm o objetivo de lutar contra a pirataria, plágio ou qualquer ameaça genuína a propriedades intelectuais. É uma tentativa imprópria de isolar um canto bem conhecido da cultura popular e declará-lo domínio exclusivo da Sony.
Tencent
Foto: Divulgação/Tencent
A companhia chinesa argumenta que a própria Guerilla Games admitiu publicamente que a série Horizon traz elementos que não são totalmente originais. Ela cita uma entrevista ao Washington Post, na qual o diretor de arte Jan-Bart Van Beek afirma que o conceito central do título é bastante similar ao de Enslaved: Odyssey to the West — game da Ninja Theory lançado em 2010.
Assim, a Tencent argumenta que, ao processar a criadora de Light of Motiram, a Sony só está tentando “monopolizar convenções de um gênero”. Dessa forma, seu processo não se sustenta nos tribunais e ele deve ser dispensado pelas cortes responsáveis antes de evoluir para os próximos passos.
Conteúdo Relacionado
O Horizon que tem em casa
Tencent confirma que Light of Motiram também vai chegar ao PS5
Fonte: Adrenaline
Leia também
- NVIDIA Geforce Now recebe Dying Light: The Beast e mais 10 jogos nesta semana
A NVIDIA divulgou a lista de jogos que estão chegando ao catálogo do GeForce Now nesta semana. Ao todo são onze novos títulos disponibilizados que se juntam a lista de mais de 2.100 jogos já disponíveis no serviço de streaming da empresa.
💬 0 - PS5 recebe atualização para o DualSense em 17 de setembro com novidades
Nova atualização do PS5 chega nesta quarta (17) trazendo suporte para pareamento do DualSense em múltiplos dispositivos e a estreia do modo Power Saver em jogos selecionados.
💬 0 - Sucessor espiritual de franquia esquecida da Sony lança na quinta (18)
Infelizmente, ao longo das últimas gerações a Sony foi gradualmente cortando relações (e empregos) com seus estúdios, marcas e jogos japoneses, o que tirou muito do carisma da marca PlayStation, que passou a se focar mais em jogos single player de ação cinematográfica em terceira pessoa.
💬 0