
Trump endurece regras e exige que datacenters de IA arquem com seus próprios custos de energia
Publicado em 13 de janeiro de 2026 às 18:08
1 min de leituraDonald Trump anunciou nesta semana uma nova política energética para empresas de IA, exigindo que companhias com grandes datacenters assumam seus próprios custos de eletricidade e evitem transferir esse ônus para os consumidores americanos. A declaração sobre a política de energia foi publicada em sua rede social Truth Social, prometendo medidas concretas para controlar o crescente consumo energético do setor.
“Eu nunca quero que os americanos paguem contas de eletricidade mais altas por causa dos Datacenters”, afirmou Trump em seu comunicado. O atual presidente dos Estados Unidos garantiu que sua administração está trabalhando junto às empresas de inteligência artificial para garantir que isso não aconteça.
A Microsoft será a primeira companhia a anunciar medidas para atender às novas exigências. Segundo Trump, a gigante tecnológica revelará ainda esta semana “mudanças importantes” em suas operações para adequar-se à política. O presidente enfatizou a importância das empresas de IA para a economia americana, mas foi enfático ao dizer que elas devem “pagar seu próprio caminho” quando se trata de energia.
“Somos o país MAIS QUENTE do mundo e número um em IA. Os datacenters são essenciais para esse boom e para manter os americanos LIVRES e SEGUROS, mas as grandes empresas de tecnologia que os constroem devem arcar com seus próprios custos“, destacou Trump em seu post.
O consumo energético dos datacenters nos EUA tem gerado preocupação. De acordo com projeções da Agência Internacional de Energia (IEA), a demanda de eletricidade desses centros deve dobrar até 2030, chegando a aproximadamente 400 TWh. Atualmente, o consumo anual de energia nos Estados Unidos é de cerca de 4.000 TWh.
Detalhes mais específicos sobre as medidas que a Microsoft implementará devem ser divulgados ainda esta semana, enquanto outras empresas do setor de IA provavelmente seguirão o exemplo nos próximos dias.
Fonte: GameVicio
Leia também
- Deadpool quebra regras de Marvel Rivals e estreia com três funções em um único herói

A NetEase revelou novos detalhes da Temporada 6 de Marvel Rivals, intitulada Night at the Museum, e o grande destaque não poderia ser outro: Deadpool. O mercenário será o novo herói jogável a partir de 16 de janeiro de 2026, trazendo uma das mecânicas mais ousadas já vistas no jogo até agora.
💬 0 - Miyazaki diz que Bloodborne é sua obra mais pessoal até hoje

Hidetaka Miyazaki, o renomado criador da série Souls, revelou em entrevista recente que Bloodborne representa sua obra mais pessoal até hoje. O diretor da FromSoftware afirmou que o jogo de 2015 é “talvez o reflexo mais forte” de seu estilo criativo, tornando ainda mais dolorosa para os fãs a ausência de uma sequência…
💬 0 - “O que a IA escreve é terrível”, diz escritor da Larian ao afirmar que a tecnologia não ajuda em nada

Divinity está no centro de uma discussão acalorada após preocupações com o uso de IA generativa no processo de criação do jogo. Adam Smith, diretor de narrativa na Larian Studios, abordou essa questão durante um AMA no Reddit, esclarecendo que, embora a tecnologia esteja sendo explorada em conceitos, ela é julgada com…
💬 0