Pular para o conteúdo
WhatsApp proíbe presença do ChatGPT e outras IAs
Computação
whatsapp
proíbe
presença
chatgpt
outras
ias

WhatsApp proíbe presença do ChatGPT e outras IAs

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 17:46

2 min de leitura

ChatGPT responde mensagens via WhatsApp • A Meta proibiu o uso de chatbots de IA na API do WhatsApp Business a partir de 15 de janeiro de 2026.

• A API do WhatsApp Business deve ser usada apenas para comunicação entre empresas e clientes, segundo a empresa.

• A Meta AI será o único assistente disponível no WhatsApp após a mudança.

A Meta atualizou as políticas de API do WhatsApp e inviabilizou a presença de chatbots de inteligência artificial na plataforma. É o caso do ChatGPT, que podia ser acessado pelo mensageiro. Perplexity e Luzia também estavam entre as empresas que ofereciam suas tecnologias por meio do app.

O que muda com a nova política?

O texto diz que, a partir de 15 de janeiro de 2026, fornecedores de inteligência artificial estão proibidos de acessar as soluções do WhatsApp Business, direta ou indiretamente, com o objetivo de disponibilizar essas tecnologias, caso elas sejam o principal serviço oferecido.

ChatGPT, Perplexity e outras IAs podem ser acessadas pelo WhatsAppIsso significa que empresas que usam IA como parte de seu atendimento ou vendas poderão seguir com as ferramentas atuais. Ao TechCrunch, a Meta explicou que uma companhia de viagens, por exemplo, poderá continuar com um chatbot para solucionar dúvidas ou problemas de seus clientes.

A OpenAI já entendeu o recado. Em sua página de suporte, a companhia avisa que seu chatbot não vai mais funcionar no WhatsApp a partir de 15 de janeiro de 2026, quando a nova regra entra em vigor. Ela recomenda fazer login no ChatGPT e conectar a conta ao app para não perder o histórico de conversas.

Por que o WhatsApp proibiu outros chatbots de IA?

Ao TechCrunch, um porta-voz da Meta declarou que os chatbots de IA demandam muito dos sistemas da empresa, uma vez que representam um grande volume de mensagens e precisam de um tipo diferente de suporte. Além disso, a companhia explica que a API do WhatsApp Business é destinada a ajudar negócios no atendimento de seus clientes e envio de atualizações, e que este é o foco da Meta no momento.

O TechCrunch também observa que, com a proibição, a Meta AI passa a ser o único assistente disponível no WhatsApp. A publicação ainda nota que as mensagens enviadas pela API são cobradas com base em uma categorização que não prevê chatbots de IA, o que dificultava a cobrança adequada desse serviço.

Com informações do TechCrunch

Fonte: Tecnoblog

Leia também