Pular para o conteúdo
Windows 10 perderá suporte em outubro, mas segue em quase metade dos PCs
Tecnologia
windows
perderá
suporte
outubro
mas
segue

Windows 10 perderá suporte em outubro, mas segue em quase metade dos PCs

Publicado em 2 de setembro de 2025 às 12:39

3 min de leitura

Fonte: Tecnoblog

Windows 10 perderá suporte em outubro, mas segue em quase metade dos PCs Dados da Statcounter mostram que Windows 11 tem 49% de participação em PCs. Windows 10 aparece logo atrás, com 45% de presença. Dados da Statcounter mostram que Windows 11 tem 49% de participação em PCs. Windows 10 aparece logo atrás, com 45% de presença. O ciclo de suporte ao Windows 10 será encerrado em 14 de outubro de 2025. A despeito da proximidade da data, essa versão ainda está presente em mais de 40% dos PCs baseados no sistema operacional da Microsoft. O Windows 11 já é dominante, mas com uma diferença pouco expressiva em relação ao Windows 10. É o que mostram os dados mais recentes da Statcounter. Considerando o mês de agosto de 2025, o serviço aponta que o Windows 11 esteve presente em 49,02% dos PCs, enquanto o Windows 10 registrou uma participação de 45,65%. O panorama geral para o período ficou assim:

PosiçãoVersãoParticipação
1Windows 1149,02%
2Windows 1045,65%
3Windows 73,54%
4Windows 81,13%
5Windows XP0,38%
6Windows 8.10,23%
É sempre válido esclarecer que os dados da Statcounter não são precisos. As estatísticas do serviço são baseadas na análise dos acessos aos sites que utilizam as ferramentas da empresa, podendo haver variações importantes entre os períodos avaliados.
Apesar disso, esses números servem de “termômetro”, pois costumam apontar tendências. Neste caso, as estatísticas mostram que a troca do Windows 10 pelo Windows 11 (ou outro sistema operacional) segue em passos lentos.
Uma das razões, presumivelmente, é o fato de o Windows 10 estar presente em máquinas antigas que, como tal, não são compatíveis com o Windows 11. Em linhas gerais, a versão atual do sistema operacional exige PCs fabricados após 2017.
Outra possível explicação é o fato de os usuários domésticos estarem tão acostumados com o Windows 10 que eles não enxergam motivos para migrar para o Windows 11, mesmo quando essa troca é possível.
No ambiente corporativo, a migração pode ser demorada devido a fatores como custos necessários para a troca de máquinas, treinamento de funcionários e homologação de sistemas internos.
O fato é que, sem suporte oficial, o Windows 10 deixará de receber atualizações funcionais e de segurança. Esse último aspecto poderá deixar o sistema operacional inseguro no decorrer do tempo.
A Microsoft oferecerá um plano de suporte estendido ao Windows 10 para usuários e organizações que precisarem de mais tempo para migrar de sistema operacional. Trata-se do programa Atualizações de Segurança Estendidas (ESU, na sigla em inglês).
O ESU permite que organizações contratem suporte estendido para o Windows 10 por até três anos mediante o pagamento de uma taxa que aumenta de valor em cada renovação anual.
Já o ESU para usuários domésticos fornece atualizações de segurança por, no máximo, um ano. A contratação pode ser feita de três formas, com uma delas sendo paga:
A contratação do ESU deverá ser feita por meio de um assistente que será liberado antes do fim do suporte ao Windows 10, explica a Microsoft. Note, porém, que o suporte estendido cobre apenas atualizações de segurança, não incluindo recursos funcionais.
{{ excerpttruncatewords: 35 }}
{% endif %}

Leia também

  • Como o DNA das moscas revela os animais escondidos em uma região
    Como o DNA das moscas revela os animais escondidos em uma região

    Em uma fazenda em recuperação ambiental no interior de São Paulo, cientistas estão rastreando a presença de onças-pardas, antas e outros animais sem jamais vê-los. As pistas não estão em pegadas, câmeras ou armadilhas, mas em um lugar improvável: o estômago das moscas.

  • Instagram testa suporte para reprodução de Reels em janela flutuante
    Instagram testa suporte para reprodução de Reels em janela flutuante

    O Instagram testa um novo recurso de Picture-in-Picture (PiP) para Reels, confirmou a empresa ao site TechCrunch nesta terça-feira (2). A novidade permite assistir a vídeos curtos em uma janela flutuante enquanto o usuário navega em outros apps.

  • Google Maps prepara suporte para as Notificações ao Vivo do Android 16
    Google Maps prepara suporte para as Notificações ao Vivo do Android 16

    O Google Maps deve ser o próximo aplicativo da Gigante das Buscas a receber suporte para as Notificações ao Vivo do Android 16. Testadores da versão Beta QPR2 do sistema operacional relataram ter visto o recurso em funcionamento. As Notificações ao Vivo — chamadas oficialmente de Live Updates — são o novo formato de a…