Pular para o conteúdo
Windows 11 deve ganhar botão que testa velocidade da internet
Computação
windows
deve
ganhar
botão
que
testa

Windows 11 deve ganhar botão que testa velocidade da internet

Publicado em 15 de setembro de 2025 às 12:48

2 min de leitura

Windows 11 deve ganhar botão que testa velocidade da internet (imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

Resumo

• Windows 11 testa recurso que permite medir velocidade da internet pela Barra de Tarefas;

• Botão redireciona para página de teste do Bing, em vez de usar ferramenta nativa;

• Microsoft pode estar planejando solução nativa para o Windows 11, mas isso ainda não foi confirmado.

E se você pudesse testar a velocidade da sua conexão à internet a partir da Barra de Tarefas do Windows 11? Um recurso do tipo foi encontrado em versões de teste do sistema operacional e, com isso, pode se tornar uma funcionalidade oficial em um futuro não muito distante.

A descoberta foi feita pelo perfil @phantomofearth, no X, que é conhecido justamente por antecipar novidades do ecossistema da Microsoft. No momento, o recurso existe de modo oculto em prévias recentes do Windows 11 nos canais Canary, Dev e Beta, acessíveis para participantes do programa de testes Windows Insider.

O Windows 11 tem um botão de configurações de rede à direita da Barra de Tarefas. É justamente ali que o botão de teste de velocidade da conexão à internet foi inserido. O mesmo recurso aparece no menu que surge quando o usuário clica com o botão direito do mouse no ícone de rede (imagem abaixo).

Botão de teste da conexão à internet no Windows 11 (imagem: X/phantomofearth)

É o testador de velocidade do Bing

Agora vem o balde de água fria: o testador de velocidade não é um recurso nativo do Windows 11. Em vez disso, o botão simplesmente leva o usuário para uma página do Bing que faz o teste na conexão.

A página do Bing cumpre a sua promessa, ou seja, realmente testa a conexão à internet do usuário. O que causa estranheza é a Microsoft criar um botão no sistema operacional que, na verdade, funciona como um mero atalho para uma página web.

Outro botão de teste da conexão à internet no Windows 11 (imagem: X/phantomofearth)

Uma das possibilidades é a de que essa seja uma estratégia da Microsoft, ainda em teste, para tornar as ferramentas do Bing mais conhecidas.

Outra é a de que o direcionamento para o Bing seja apenas uma medida temporária. Nesse sentido, é possível que a Microsoft esteja trabalhando em um testador de conexão nativo para o Windows 11 ou, talvez, em um widget para o recurso do Bing que não exige a sua abertura no navegador.

Fonte: Tecnoblog

Leia também