
Windows 11 deve ganhar botão que testa velocidade da internet
Publicado em 15 de setembro de 2025 às 12:48
2 min de leituraWindows 11 deve ganhar botão que testa velocidade da internet (imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)
Resumo
• Windows 11 testa recurso que permite medir velocidade da internet pela Barra de Tarefas;
• Botão redireciona para página de teste do Bing, em vez de usar ferramenta nativa;
• Microsoft pode estar planejando solução nativa para o Windows 11, mas isso ainda não foi confirmado.
E se você pudesse testar a velocidade da sua conexão à internet a partir da Barra de Tarefas do Windows 11? Um recurso do tipo foi encontrado em versões de teste do sistema operacional e, com isso, pode se tornar uma funcionalidade oficial em um futuro não muito distante.
A descoberta foi feita pelo perfil @phantomofearth, no X, que é conhecido justamente por antecipar novidades do ecossistema da Microsoft. No momento, o recurso existe de modo oculto em prévias recentes do Windows 11 nos canais Canary, Dev e Beta, acessíveis para participantes do programa de testes Windows Insider.
O Windows 11 tem um botão de configurações de rede à direita da Barra de Tarefas. É justamente ali que o botão de teste de velocidade da conexão à internet foi inserido. O mesmo recurso aparece no menu que surge quando o usuário clica com o botão direito do mouse no ícone de rede (imagem abaixo).
Botão de teste da conexão à internet no Windows 11 (imagem: X/phantomofearth)
É o testador de velocidade do Bing
Agora vem o balde de água fria: o testador de velocidade não é um recurso nativo do Windows 11. Em vez disso, o botão simplesmente leva o usuário para uma página do Bing que faz o teste na conexão.
A página do Bing cumpre a sua promessa, ou seja, realmente testa a conexão à internet do usuário. O que causa estranheza é a Microsoft criar um botão no sistema operacional que, na verdade, funciona como um mero atalho para uma página web.
Outro botão de teste da conexão à internet no Windows 11 (imagem: X/phantomofearth)
Uma das possibilidades é a de que essa seja uma estratégia da Microsoft, ainda em teste, para tornar as ferramentas do Bing mais conhecidas.
Outra é a de que o direcionamento para o Bing seja apenas uma medida temporária. Nesse sentido, é possível que a Microsoft esteja trabalhando em um testador de conexão nativo para o Windows 11 ou, talvez, em um widget para o recurso do Bing que não exige a sua abertura no navegador.
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Firefox estende suporte ao Windows 7 até 2026 para não perder usuários fiéis
A Mozilla decidiu, mais uma vez, estender a sobrevida do Firefox em sistemas operacionais antigos. O navegador seguirá recebendo atualizações de segurança no Windows 7, Windows 8.1 e macOS 10.12–10.14 pelo menos até março de 2026.
💬 0 - iPhone Air: o design ultrafino que sacrifica o som estéreo
A Apple acaba de surpreender o mercado com o iPhone Air, seu smartphone mais fino já criado, mas essa revolução em design vem com um preço inesperado. Para alcançar a espessura extraordinária de apenas 5,5 milímetros, a gigante de Cupertino precisou abrir mão de recursos que os usuários já consideravam padrão, como o…
💬 0 - Gigabyte lança placas-mãe com IA que prometem até 25% mais desempenho em jogos
A Gigabyte anunciou oficialmente o lançamento de três novas placas-mãe com tecnologia de inteligência artificial. Os novos modelos prometem aumentar em até 25% o desempenho em jogos com processadores AMD Ryzen, graças à sua tecnologia X3D Turbo Mode 2.0 que otimiza automaticamente as configurações do sistema.
💬 0