Pular para o conteúdo
Windows 11 testa IA no app Fotos para organizar imagens
Computação
windows
testa
app
fotos
para
organizar

Windows 11 testa IA no app Fotos para organizar imagens

Publicado em 26 de setembro de 2025 às 12:36

2 min de leitura

Windows 11 atualizará app Fotos com nova função de IAResumo

• Windows 11 testa a função de Autocategorização no app Fotos, que usa IA para organizar automaticamente imagens em categorias.

• O recurso está disponível para membros do Windows Insider com computadores Copilot+ e processa as fotos localmente, aproveitando NPUs.

• A Microsoft ainda não divulgou quando a funcionalidade será liberada para todos os usuários.

A Microsoft começou a testar um novo recurso de inteligência artificial no aplicativo Fotos do Windows 11. Chamada de Autocategorização, a função utiliza IA para analisar e organizar a biblioteca de imagens do usuário automaticamente em categorias pré-definidas, como capturas de tela, recibos, documentos de identidade e anotações.

A novidade já está sendo liberada para os participantes do programa Windows Insider. Ela foi projetada para economizar tempo, reduzir a desordem digital e facilitar a navegação.

Por enquanto, o recurso está disponível apenas para os chamados Copilot+, computadores equipados com hardware otimizado para tarefas de IA, a partir da versão 2025.11090.25001.0 do aplicativo.

Como funciona?

App Fotos passará a organizar documentos automaticamenteSegundo a Microsoft, a ferramenta agrupa as fotos com base no conteúdo visual. Por exemplo, a IA é capaz de identificar e separar imagens e notas manuscritas, documentos impressos ou recibos de compras, movendo-os para pastas específicas.

O funcionamento é parecido com a organização que já ocorre na galeria de smartphones há alguns anos. No ecossistema do Google, o aplicativo Fotos já reúne capturas de fotos e gravações de tela em álbuns automáticos, além de ilustrações e documentos. Uma funcionalidade parecida chegou ao iOS 18 em 2024.

Entretanto, uma das vantagens destacadas pela empresa é que o modelo de reconhecimento funciona independentemente do idioma presente na imagem. Ou seja, o aplicativo classificará corretamente um passaporte, ainda que o texto não esteja na língua nativa do sistema. Além disso, o Windows processará as fotos localmente, utilizando o poder das unidades de processamento neural (NPUs).

Após a organização automática, os usuários podem encontrar as imagens usando a barra de pesquisa ou o menu de navegação à esquerda do aplicativo. Também é possível alterar manualmente uma categoria ou fornecer feedback para ajudar a aprimorar a precisão do sistema.

Até o momento, a empresa não informou quando a funcionalidade chegará para todos os usuários da versão estável do Windows 11.

Fonte: Tecnoblog

Leia também