
YouTube começa a restringir contas após verificação de idade
Publicado em 25 de setembro de 2025 às 12:31
2 min de leituraUsuários compartilham pop-up que notifica a verificação da idadeResumo
• YouTube ampliou o uso de IA para estimar a idade dos usuários, bloqueando vídeos para menores de 18 anos e exigindo documentos para comprovação.
• A medida gerou preocupações sobre privacidade, pois envolve dados sensíveis e imagens faciais.
• Segundo o YouTube, a IA interpreta o comportamento do usuário para estimar a idade, alterando as configurações de privacidade e anúncios para menores.
O YouTube começou a restringir massivamente o acesso de usuários com exigência de verificação de idade. A medida ocorre após a ampliação de um novo sistema de inteligência artificial que estima se a conta pertence a um menor de 18 anos. Até agora, os relatos vêm dos EUA e da Europa, sem sinais de bloqueios no Brasil.
Baseando-se no comportamento do usuário, a plataforma bloqueia o acesso a vídeos com restrição de idade e altera automaticamente configurações de privacidade e anúncios. A ferramenta usa dados como o histórico de vídeos assistidos e a idade da conta para a estimativa. Caso o sistema identifique o perfil como sendo de um menor, o usuário é obrigado a enviar uma comprovação.
A exigência e especialmente o uso de dados de cartão de crédito e selfies tem gerado preocupação entre especialistas em privacidade. Desde julho, quando a verificação começou a ser testada, eles questionam a falta de transparência sobre como esses dados sensíveis serão armazenados e protegidos contra vazamentos.
Como funciona a verificação por IA?
It finally happened… byu/Basic-Opposite-4670 inyoutube
Anunciada em julho e testada inicialmente na Europa, a tecnologia que estima a idade por IA chegou aos Estados Unidos em agosto, mas começou a pegar muitos usuários de surpresa. No Reddit, usuários passaram a publicar capturas de tela do momento em que um pop-up aparece.
A notificação diz: “Não conseguimos verificar se você é um adulto”. O usuário, então, tem a opção de continuar sem a verificação e manter a conta restrita ou verificar a idade.
Para que uma conta receba essa notificação, segundo o YouTube, além da data de nascimento informada no cadastro, o sistema usa um conjunto de “sinais”, como o tipo de conteúdo consumido, a atividade e a longevidade da conta. Uma vez que a IA classifica a conta como pertencente a um menor de 18 anos, aplica-se uma série de restrições automáticas:
• Vídeos com restrição de idade são bloqueados;
• As recomendações são ajustadas para minimizar conteúdo “potencialmente problemático”;
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Por que não existem vacinas contra fungos?
Por um misto de razões científicas e econômicas.
💬 0 - Apple explica os danos na carcaça do iPhone 17
Imagem compartilhada mostra arranhões na traseira do aparelhoResumo
💬 0 - Samsung provoca Apple após lançamento do iPhone 17
iPhone 17 Pro, um dos alvos das provocações da Samsung (imagem: reprodução/Apple)
💬 0