
YouTube começa a restringir contas após verificação de idade
Publicado em 25 de setembro de 2025 às 12:31
2 min de leituraUsuários compartilham pop-up que notifica a verificação da idade • YouTube ampliou o uso de IA para estimar a idade dos usuários, bloqueando vídeos para menores de 18 anos e exigindo documentos para comprovação.
• A medida gerou preocupações sobre privacidade, pois envolve dados sensíveis e imagens faciais.
• Segundo o YouTube, a IA interpreta o comportamento do usuário para estimar a idade, alterando as configurações de privacidade e anúncios para menores.
O YouTube começou a restringir massivamente o acesso de usuários com exigência de verificação de idade. A medida ocorre após a ampliação de um novo sistema de inteligência artificial que estima se a conta pertence a um menor de 18 anos. Até agora, os relatos vêm dos EUA e da Europa, sem sinais de bloqueios no Brasil.
Baseando-se no comportamento do usuário, a plataforma bloqueia o acesso a vídeos com restrição de idade e altera automaticamente configurações de privacidade e anúncios. A ferramenta usa dados como o histórico de vídeos assistidos e a idade da conta para a estimativa. Caso o sistema identifique o perfil como sendo de um menor, o usuário é obrigado a enviar uma comprovação.
A exigência e especialmente o uso de dados de cartão de crédito e selfies tem gerado preocupação entre especialistas em privacidade. Desde julho, quando a verificação começou a ser testada, eles questionam a falta de transparência sobre como esses dados sensíveis serão armazenados e protegidos contra vazamentos.
Como funciona a verificação por IA?
It finally happened… byu/Basic-Opposite-4670 inyoutube
Anunciada em julho e testada inicialmente na Europa, a tecnologia que estima a idade por IA chegou aos Estados Unidos em agosto, mas começou a pegar muitos usuários de surpresa. No Reddit, usuários passaram a publicar capturas de tela do momento em que um pop-up aparece.
A notificação diz: “Não conseguimos verificar se você é um adulto”. O usuário, então, tem a opção de continuar sem a verificação e manter a conta restrita ou verificar a idade.
Para que uma conta receba essa notificação, segundo o YouTube, além da data de nascimento informada no cadastro, o sistema usa um conjunto de “sinais”, como o tipo de conteúdo consumido, a atividade e a longevidade da conta. Uma vez que a IA classifica a conta como pertencente a um menor de 18 anos, aplica-se uma série de restrições automáticas:
• Vídeos com restrição de idade são bloqueados;
• As recomendações são ajustadas para minimizar conteúdo “potencialmente problemático”;
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Muitos lagartos prosperam na natureza mesmo após perder um membro, revela estudo

Perder uma parte do corpo na natureza parece ser uma sentença de morte. Sem um braço ou uma perna, afinal, as chances de caçar, fugir de predadores ou se reproduzir diminuem drasticamente. Mas isso nem sempre é verdade.
💬 0 - Discord e empresa terceirizada trocam acusações após vazamento de dados

Discord afirma que a falha não ocorreu em seus sistemasResumo
💬 0 - Player do YouTube ganha visual mais limpo e imersivo

O novo player (reprodutor) do YouTubeResumo
💬 0