
Diferentões: confira os 8 celulares mais esquisitos da história
Publicado em 30 de agosto de 2025 às 14:00
4 min de leituraFonte: TecMundo
A Realme revelou esta semana um smartphone inusitado, que passa a integrar a lista dos modelos “diferentões”. Trata-se de um celular com ar-condicionado, que promete esfriar a si próprio ao executar jogos e apps pesados, e também o usuário, aumentando o conforto nos dias mais quentes. O alívio vem da ventoinha do sistema de dissipação de calor do Realme Chil Fan Phone, capaz de reduzir a temperatura em até 6ºC. O equipamento, que mais parece um ventilador, pode ser ligado por meio de um botão na lateral do telefone e também venta o suficiente para refrescar quem está perto, de acordo com a fabricante. Por enquanto, não há maiores informações a respeito da ficha técnica do “primeiro celular com ar-condicionado do mundo” nem sobre quando ele estará disponível. Mas o anúncio nos fez lembrar de telefones inusitados, com design e funcionalidades bem diferentes do convencional. Confira, a seguir, os 8 celulares com os visuais mais estranhos e diferentes do mundo.
- Lenovo CPlus Em 2016, a Lenovo apresentou um protótipo de celular dobrável diferente de produtos atuais como os modelos da linha Galaxy Z. O conceito trazia tela de 4,3 polegadas que funcionava no formato convencional e se dobrava, ganhando um aspecto de pulseira. Conforme as imagens à época, a ideia era usar o Lenovo CPlus como pulseira em determinados momentos, mas o dispositivo inovador e ao mesmo tempo estranho acabou não chegando às lojas.
- Nokia 7600 Outro celular futurista, este modelo da Nokia tinha design em forma de lágrima e era voltado para o mercado da moda. Apresentado em setembro de 2003, ele vinha com teclas ao redor da tela, conexão 3G, Bluetooth, câmera traseira de 0,3 MP e reproduzia MP3.
- Akyumen Holophone Além de uma tela enorme, não tão comum para a época, o Holophone trazia um projetor embutido que permitia exibir conteúdos em tamanho equivalente a um telão de 100 polegadas. Outra curiosidade é a presença de dois sistemas operacionais. O aparelho lançado em 2016 funcionava tanto como um smartphone Android quanto um computador portátil com Windows 10. A escolha do software acontecia na hora de ligar o gadget.
- LG Wing Um dos últimos smartphones que a LG lançou antes de se retirar do mercado mobile, o Wing girava a tela em 90 graus, revelando um display secundário menor, na parte inferior. A configuração em forma de “T” aprimorava a multitarefa e oferecia diferentes possibilidades de uso. No entanto, o design ousado também facilitava a ocorrência de acidentes, o que foi um problema junto com o preço elevado.
- Leia também: Marca é flagrada usando fotos profissionais como se fossem tiradas pela câmera de novo celular
- Xiaomi Mi MIX Alpha O conceito anunciado pela gigante chinesa em 2019 se diferenciava por trazer uma tela que envolvia quase todo o aparelho. A única área não coberta pelo display era a faixa das câmeras, que podiam ser usadas como traseiras ou frontais, dependendo da perspectiva. Também chamou a atenção o preço alto do Xiaomi Mi MIX Alpha, vendido pelo equivalente a mais de R$ 11 mil.
- Bang & Olufsen Serenata Entre os celulares com formato mais inusitado, também é preciso destacar este modelo lançado em 2007 a partir de parceria entre a Bang & Olufsen, especializada em produtos de áudio de alto padrão, e a Samsung. Focado na reprodução de música, ele trazia um alto-falante deslizante. Além do visual, lembrando uma caixa de som com telefone embutido, o Bang & Olufsen Serenata ficou famoso pelo preço, custando o equivalente a mais de R$ 10 mil em valores atuais.
- Haier P7 Uma caneta ou um celular? Essa era a dúvida de quem se deparava com o Hayer P7, um aparelho extravagante anunciado em 2004 que tinha uma pequena tela colorida, câmera de 0,3 MP e bateria com duração para até seis dias. O celular em formato de barra também era frequentemente confundido com um controle remoto para TV.
- Nokia 7700 Para finalizar, relembramos o celular da Nokia que se parecia com um minigame clássico. Apresentado em 2003, o modelo tinha tela colorida de 3,5 polegadas e se destacava pela ampla quantidade de aplicativos, incluindo navegador, editor de textos, planilhas e visualizador de slides. Mas o Nokia 7700 teve apenas algumas unidades produzidas, restritas a pesquisadores da marca, sendo descontinuado no ano seguinte, quando a empresa decidiu focar nos celulares convencionais. E você, conhece outros celulares com design esquisito e diferente? Conta pra gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.
Leia também
- Nova tecnologia de laser pode revolucionar a computação quântica, apontam pesquisadores

Uma nova pesquisa conduzida pela Universidade de Columbia trabalha em cima de uma avançada tecnologia de laser quântica como possivel resposta para superar um dos maiores obstáculos do desenvolvimento de supercomputadores: a escalabilidade.
💬 0 - Pesquisadores chineses descobrem método de resfriamento com sal capaz de reduzir temperatura em mais de 50 °C em segundos

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências desenvolveram uma nova técnica de resfriamento com sal que tem alto potencial de uso na gestão térmica de Data Centers e equipamentos eletrônicos de alta performance.
💬 0 - Só para maiores: 13 animes ecchi que testam os limites do gênero

Apesar de polêmico, o gênero ecchi é um dos pilares mais curiosos e duradouros da indústria de animação japonesa. Frequentemente mal compreendido por quem está de fora, ele vai muito além do simples fanservice, misturando comédia, ação e, por vezes, reflexões filosóficas profundas sob uma estética provocativa.
💬 0