
“A Corrente do Golfo se inverteu e irá agravar o aquecimento global.” Não é bem assim…
Publicado em 1 de setembro de 2025 às 14:00
1 min de leituraFonte: Superinteressante
“A Corrente do Golfo se inverteu e irá agravar o aquecimento global.” Não é bem assim… Essa notícia espalhou preocupação pela internet. Mas, na verdade, o estudo na qual ela se baseia não mostra isso. Entenda por quê. O que a notícia dizia: Essa corrente marítima (que se forma no Golfo do México e atravessa o Atlântico) inverteu sua direção. Com isso, ela irá levar águas mais quentes para o sul do planeta, acelerando o derretimento de geleiras – o que poderá dobrar a quantidade de CO2 na atmosfera, piorando muito o aquecimento global. É o que afirma um estudo publicado por cientistas espanhóis, que analisaram imagens de satélite. Qual é a verdade: O trabalho (1) não diz que a Corrente do Golfo se inverteu, nem que isso poderá dobrar o CO2 atmosférico. Essas alegações, que não têm qualquer comprovação, constavam de um press release publicado no site do Institut de Ciències del Mar, a instituição que fez o estudo. Após o escarcéu provocado pelo caso, o release foi editado – e as afirmações catastrofistas foram removidas. Fonte (1) “Rising surface salinity and declining sea ice: A new Southern Ocean state revealed by satellites”, A Silvano e outros, 2025.
Leia também
- Como o DNA das moscas revela os animais escondidos em uma região
Em uma fazenda em recuperação ambiental no interior de São Paulo, cientistas estão rastreando a presença de onças-pardas, antas e outros animais sem jamais vê-los. As pistas não estão em pegadas, câmeras ou armadilhas, mas em um lugar improvável: o estômago das moscas.
- Cientistas descobrem vasos sanguíneos preservados no maior fóssil de T. Rex do mundo
Jerit Leo Mitchell é doutorando na Universidade de Regina, no Canadá. O texto abaixo saiu originalmente no site The Conversation.
- Ransomware: o que é e como se proteger de ataques
Imagine ligar o computador e não conseguir abrir programas e arquivos, se deparando com uma mensagem na tela informando que seu PC foi “sequestrado” e será preciso pagar para resgatá-lo. Essa situação provavelmente envolve um ataque de ransomware.