
Pessoas otimistas têm padrão cerebral diferente
Publicado em 1 de setembro de 2025 às 12:00
1 min de leituraFonte: Superinteressante
Pessoas otimistas têm padrão cerebral diferente Pensamento otimista pode ser detectado no córtex pré-frontal, mostra estudo. Os indivíduos mais otimistas apresentam um padrão característico, diferente da média das pessoas, de atividade no córtex pré-frontal medial. Essa é a conclusão de uma experiência (1) realizada por cientistas da Universidade de Kobe, no Japão, com 87 voluntários. Primeiro eles foram submetidos a um teste psicológico padronizado, com perguntas e respostas, para determinar o grau geral de otimismo de cada um, em relação à vida. Em seguida, os pesquisadores descreveram situações positivas, neutras e negativas para cada um dos voluntários – e pediram que eles imaginassem a si próprios em cada um daqueles cenários, enquanto tinham o cérebro monitorado por uma máquina de ressonância magnética. Além de detectar um padrão específico no córtex pré-frontal medial de quem é mais otimista, o estudo fez outra descoberta interessante: no cérebro das pessoas mais otimistas, as situações positivas e negativas geram padrões mais diferentes entre si (do que na média dos participantes). Fonte (1) “Optimistic people are all alike: Shared neural representations supporting episodic future thinking among optimistic individuals”, N Abe e outros, 2025.
Leia também
- Como o DNA das moscas revela os animais escondidos em uma região
Em uma fazenda em recuperação ambiental no interior de São Paulo, cientistas estão rastreando a presença de onças-pardas, antas e outros animais sem jamais vê-los. As pistas não estão em pegadas, câmeras ou armadilhas, mas em um lugar improvável: o estômago das moscas.
- Cientistas descobrem vasos sanguíneos preservados no maior fóssil de T. Rex do mundo
Jerit Leo Mitchell é doutorando na Universidade de Regina, no Canadá. O texto abaixo saiu originalmente no site The Conversation.
- Ransomware: o que é e como se proteger de ataques
Imagine ligar o computador e não conseguir abrir programas e arquivos, se deparando com uma mensagem na tela informando que seu PC foi “sequestrado” e será preciso pagar para resgatá-lo. Essa situação provavelmente envolve um ataque de ransomware.