
Preciso trocar a senha do Gmail? Google diz que não e cita “confusão”
Publicado em 1 de setembro de 2025 às 09:59
2 min de leituraFonte: Tecnoblog
Preciso trocar a senha do Gmail? Google diz que não e cita “confusão” Um alerta legítimo ocorreu em 26 de agosto, mas envolvia dados da plataforma Salesloft Drift, e não senhas do Gmail. Um alerta legítimo ocorreu em 26 de agosto, mas envolvia dados da plataforma Salesloft Drift, e não senhas do Gmail. Você também esbarrou com notícias sobre a necessidade de trocar a senha do Gmail? Saiba que se trata de uma “confusão” que correu a web nos últimos dias, de acordo com o próprio Google. A empresa explicou ao Tecnoblog que não é preciso adotar o procedimento de mudança de senha. “O Gmail e o Google Workspace são seguros. Não houve um ataque em larga escala a essas produtos”. Foi o que nos disse uma representante do Google. Parte da “imprecisão” da cobertura do tema pode estar associada a um alerta verdadeiro, feito pelo Google em 26 de agosto, mas sobre atividade maliciosa em outros serviços. Naquela ocasião, o Google descreveu uma campanha de roubo de dados associados ao produto Salesloft Drift, fornecido pela Salesloft. O ator malicioso “exportou grandes volumes de dados de numerosas instâncias da Salesforce usadas por empresas. Os nomes são parecidos, mas note que estamos falando de Salesloft e Salesforce, duas organizações distintas. A partir daí, o Google também recomendou que os clientes deste serviço tratassem “todo e qualquer token de autenticação armazenado ou conectado à plataforma Drift como potencialmente comprometido”. Em casos assim, o protocolo de cibersegurança prevê o reset das senhas, para que os clientes recomecem do zero os acessos à plataforma. Num incidente completamente distinto, o Google informou em 20 de agosto que um ataque hacker obteve base de dados com cerca de 2,5 bilhões de endereços de Gmail. A situação é grave por causa do volume de pessoas impactadas, mas não incluiu o vazamento de senhas. Em outras palavras: uma coisa não tem nada a ver com a outra. O Google reforçou ao Tecnoblog a orientação de fortalecer a segurança digital com o uso de passkeys, aquelas chaves que aos poucos começam a se popularizar na internet. Ele não está sozinho nessa: a Microsoft também tem priorizado a tecnologia. Usuários de Gmail também deve ficar atentos aos sinais de phishing e outros golpes, já que os criminosos, agora com informações sobre emails existentes, podem ser mais agressivos nos ataques.
Leia também
- “Você não está louca”: ChatGPT alimenta delírio sobre irmão morto e leva jovem à internação

O ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial generativa estão no centro de um preocupante caso clínico que acendeu um alerta entre especialistas em saúde mental. Uma profissional da área de saúde, de 26 anos, precisou ser internada em uma instituição psiquiátrica na Califórnia após desenvolver um episódio…
💬 0 - Lenacapavir, a melhor arma contra o HIV

Texto Bruno Carbinatto Ilustração Felipe Del Rio Design Caroline Aranha Edição Rafael Battaglia
💬 0 - A outra bolha da IA

S Só entre julho e setembro, a OpenAI teve US$ 11,5 bilhões de prejuízo. No ritmo atual, precisará queimar quase US$ 50 bilhões por ano para continuar a existir. É que a grande maioria dos 800 milhões de usuários do ChatGPT opta pela versão gratuita, mas computar as respostas dele requer muito processamento e energia…
💬 0