
Banjo-Kazooie ganha port nativo para PC com widescreen e recursos modernos
Publicado em 26 de janeiro de 2026 às 12:20
2 min de leituraPouco mais de um ano após uma versão decompilada de Banjo-Kazooie ser compartilhada na internet, o inevitável aconteceu. A partir dela, o modder conhecido como Wiseguy reuniu uma equipe que lançou no último final de semana uma versão nativa do jogo para PC.
Em Banjo: Recompiled, os jogadores vão encontrar na íntegra aquele que é considerado um dos melhores trabalhos da RARE para o Nintendo 64. O game foi aprimorado com um suporte nativo para hardwares modernos, imagens totalmente compatíveis com o formato widescreen e outras melhorias de qualidade de vida.
O título também pode rodar com taxas de quadro destravadas, bem como em resoluções com as quais o antigo console sequer poderia sonhar. Além disso, os jogadores de Banjo-Kazooie contam com diversos tipos de configurações, que vão da inversão da orientação dos controles analógicos até a intensidade de vibrações.
Banjo-Kazooie retorna com melhorias de qualidade de vida
Além de trazer suporte nativo para monitores widescreen e ultrawide, a versão nativa de PC de Banjo-Kazooie também acompanha várias melhorias de qualidade de vida. Com ela, os fãs podem ligar um sistema que guarda todas as notas coletadas em uma fase, mesmo que você morra ou saia dela.
Banjo: Recompiled permite aproveitar o game com várias comodidades modernas. Imagem: Divulgação/Wiseguy
Os jogadores também podem ajustar questões como o tempo de respostas de controles, a qualidade visual do jogo e outros aspectos. Também está a disposição um menu com suporte a mods, como um pacote de texturas em HD e transformações que trazem elementos de Zelda para o jogo.
Para jogar Banjo: Recompiled, vai ser preciso possui em seu PC uma ROM da versão Nintendo 64 do jogo, que não é fornecida por Wiseguy ou por seu time. Os arquivos do projeto estão disponíveis gratuitamente no GitHub, e ele é compatível com sistemas Windows, Linux e Mac.
As últimas aparições de Banjo e Kazooie não foram em jogos próprios. Imagem: Divulgação/Nintendo
Dado que a série Banjo-Kazooie segue sem títulos inéditos desde 2008, a versão nativa para PC deve ser a forma mais fácil de seus fãs jogarem uma aventura modernizada. E há fortes motivos para acreditar que esse não vai ser o último jogo do antigo console da Nintendo a receber uma revitalização feita por modders nos próximos anos.
Ampliando a biblioteca
Banjo-Tooie de Nintendo 64 chega ao Nintendo Switch Online em outubro
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Assassin’s Creed Shadows ganha data para chegar ao Switch 2

Meses depois de ser lançado mundialmente, Assassin’s Creed Shadows está pronto para expandir sua base de jogadores.
💬 0 - Tales of Rebirth ganha tradução completa para inglês após 20 anos

Tales of Rebirth, o sexto título da aclamada série JRPG da Bandai Namco, finalmente recebeu uma tradução completa para inglês graças ao esforço de fãs dedicados. O grupo voluntário Life Bottle Productions anunciou que a versão 1.0 de seu projeto de tradução foi finalizada, tornando o jogo totalmente jogável em inglês…
💬 0 - Diretor de Banjo & Kazooie deixa RARE e mata chances de uma sequência

Meses após a Microsoft confirmar que cancelou o desenvolvimento de Everwild, da RARE, um dos veteranos mais reconhecidos do estúdio anunciou que não trabalha mais para ele. No X, Gregg Mayles, diretor de jogos como Banjo Kazooie, afirmou que a última terça-feira (14) marcou sua despedida da desenvolvedora.
💬 0