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Capcom não queria relançar Resident Evil clássicos por causa de seus remakes
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Capcom não queria relançar Resident Evil clássicos por causa de seus remakes

Publicado em 15 de outubro de 2025 às 11:38

2 min de leitura

Iniciada em 1996 pela Capcom, a série Resident Evil (ou Biohazard) no Japão permanece como uma das mais populares da empresa, que já fez várias sequências e remakes. No entanto, a companhia tem dificuldades em entender o valor dos jogos que deram início à franquia, o que quase impediu que eles fossem relançados no GOG.

Em uma entrevista ao The Game Business, o diretor de negócios da loja, Marcin Paczynski, explicou que foi um desafio conseguir relançar a trilogia original. Segundo ele, a desenvolvedora japonesa acreditava que ninguém gostaria de jogar os games antigos, especialmente quando há “remakes superiores” facilmente acessíveis.

“Eles não pareciam perceber o valor em trazer de volta as versões originais”, explicou Paczynski. Dessa forma, o GOG teve que se esforçar para convencer a Capcom a liberar o relançamento de Resident Evil 1, 2 e 3 para que fãs antigos — e também uma nova geração de jogadores — pudessem ter acesso facilitado a eles.

Resident Evil enfrentou resistência em sua volta ao GOG

“Foi necessário muito convencimento de que há uma audiência que tem muitas memórias desses games”, continuou o diretor de negócios do GOG. “Ainda bem, conseguimos convencê-los disso”. Na loja para PC, os três Resident Evil são vendidos de forma separada, ou em um pacote com preço promocional.

Foto: Divulgação/Capcom

Todos eles foram lançados como parte do Programa de Preservação da loja, que garante suas compatibilidades futuras com novos hardwares e sistemas operacionais. De forma semelhante, ela também oferece correções de bugs e a compatibilidade com gamepads modernos.

No caso do primeiro Resident Evil, por exemplo, a versão GOG também trouxe diferentes localizações do jogo, melhorias do DirectX e recursos como V-Sync, correção de Gamma e anti-aliasing. Com isso, a experiência original é preservada, mas vem acompanhada de algumas melhorias visuais e de gameplay.

Foto: Divulgação/Capcom

Além dos três games da séria, a Capcom também trouxe à loja os dois primeiros Dino Crisis, bem como Breath of Fire IV. Enquanto o GOG pretende trazer mais clássicos produzidos no Japão para seu catálogo, a resistência da Capcom é uma boa evidência de que o modo de pensar de alguns executivos pode acabar dificultando essa tarefa.

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Fonte: Adrenaline

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