Pular para o conteúdo
ChatGPT terá venda de produtos dentro de conversas
Tecnologia
chatgpt
terá
venda
produtos
dentro
conversas

ChatGPT terá venda de produtos dentro de conversas

Publicado em 29 de setembro de 2025 às 17:05

2 min de leitura

OpenAI criou protocolo aberto para integrar sistemas de varejo • O ChatGPT lança o recurso Instant Checkout nos EUA, em parceria com a Etsy, aceitando Apple Pay, Google Pay e Stripe para compras diretas no chatbot.

• A OpenAI planeja monetizar o ChatGPT com comissões sobre vendas, sem alterar o preço para o consumidor, visando aumentar a receita e reduzir prejuízos.

• O Agentic Commerce Protocol permite que mais lojas integrem suas plataformas ao ChatGPT, com o Shopify sendo um dos próximos parceiros esperados.

A OpenAI começou a ativar o Instant Checkout, recurso para fazer compras diretamente do ChatGPT, sem precisar acessar o site de uma loja. Inicialmente, a funcionalidade estará disponível apenas nos Estados Unidos, com o marketplace Etsy como primeiro parceiro.

Com a ferramenta, os usuários poderão pedir para o ChatGPT encontrar produtos específicos, que se encaixem nos critérios desejados. A solicitação pode ser feita em linguagem natural, sem seguir comandos predefinidos.

O ChatGPT, então, seleciona as mercadorias e as apresenta ao usuário. Ele pode escolher o que quer e fechar a compra ali mesmo, sem sair do chatbot.

O Instant Checkout aceita Apple Pay, Google Pay e Stripe, e o cliente também pode digitar as informações do cartão de crédito diretamente na plataforma. Inicialmente, apenas compras com um produto serão aceitas — não dá para colocar vários itens no carrinho, como acontece nos sites. Isso deve mudar futuramente.

A ferramenta vinha sendo testada desde abril de 2025 e pode se tornar relevante para os negócios da OpenAI.

Comércio abre nova fonte de receita para OpenAI

Sam Altman, CEO da OpenAI, diz que prioriza crescimento e não lucroA OpenAI diz que ficará com uma comissão das vendas feitas por meio de sua plataforma, mas não revelou qual a porcentagem cobrada. O preço para o consumidor será o mesmo via site da loja ou via ChatGPT.

Caso faça sucesso, o Instant Checkout pode ser uma nova forma de monetizar o chatbot. Atualmente, a OpenAI tem prejuízos na casa dos bilhões de dólares — só em 2024, foram US$ 5 bilhões queimados (algo em torno de R$ 26,6 bilhões, na cotação anual). Isso, porém, parece não preocupar o CEO Sam Altman, que prioriza o crescimento da empresa.

Do outro lado, a receita anual recorrente deve passar os US$ 20 bilhões em 2025. Grande parte desse dinheiro vem dos serviços prestados via API e das assinaturas do ChatGPT.

Fonte: Tecnoblog

Leia também