
Conheça a bela mariposa que parece um beija-flor
Publicado em 2 de setembro de 2025 às 12:00
2 min de leituraFonte: Superinteressante
Conheça a bela mariposa que parece um beija-flor Mimetismo ou evolução convergente? Esses insetos intrigam cientistas há quase dois séculos; entenda. Algumas mariposas da família Sphingidae enganam os olhos pouco atentos: com um voo ágil, batendo as asas muito rapidamente, elas conseguem pairar diante de flores e usam seus probóscides (as “trombas” alongadas) para sugar néctar. É uma estratégia quase idêntica à usada pelos beija-flores – e até o som emitido pelos insetos lembra o das aves. Não à toa, são chamadas popularmente de mariposas-beija-flor. Essas mariposas existem em todo o mundo, mas as que mais lembram os pássaros vivem principalmente nas Américas. As cores variam de acordo com a espécie, e elas costumam ter hábitos diurnos. São importantes polinizadoras e possuem um rabo que também lembra o dos beija-flores [veja um vídeo no final deste texto]. A curiosa semelhança chama a atenção de cientistas há tempos: durante sua viagem ao Brasil, na década de 1850, o naturalista inglês Henry Bates precisou de dias de observação para finalmente conseguir diferenciar os beija-flores das mariposas da espécie Aellopos titan, segundo ele mesmo relatou em seu famoso livro “The Naturalist on the River Amazons”. Alguns povos nativos da região até acreditavam que a mariposa podia se transformar no beija-flor, conta o naturalista. Há um debate sobre por que essas mariposas se parecem tanto com beija-flores. É possível que esse seja um exemplo de “evolução convergente”: quando pressões do ambiente levam a organismos distintos desenvolverem, de forma independente, as mesmas características. Neste caso, a dieta baseada em néctar das mariposas e dos beija-flores teria selecionado os indivíduos mais adaptados para pairar diante das flores enquanto voam e sugar o líquido açucarado. Alguns tipos de morcegos e abelhas também têm um comportamento parecido. Por isso, esta e a hipótese mais aceita entre cientistas. Mas também é possível que seja um tipo de mimetismo: as mariposas imitariam os beija-flores para escapar de predadores (em geral, aves insetívoras). Ou também é possível que a semelhança seja uma combinação dos dois fatores.
Leia também
- Nova tecnologia de laser pode revolucionar a computação quântica, apontam pesquisadores

Uma nova pesquisa conduzida pela Universidade de Columbia trabalha em cima de uma avançada tecnologia de laser quântica como possivel resposta para superar um dos maiores obstáculos do desenvolvimento de supercomputadores: a escalabilidade.
💬 0 - Pesquisadores chineses descobrem método de resfriamento com sal capaz de reduzir temperatura em mais de 50 °C em segundos

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências desenvolveram uma nova técnica de resfriamento com sal que tem alto potencial de uso na gestão térmica de Data Centers e equipamentos eletrônicos de alta performance.
💬 0 - Só para maiores: 13 animes ecchi que testam os limites do gênero

Apesar de polêmico, o gênero ecchi é um dos pilares mais curiosos e duradouros da indústria de animação japonesa. Frequentemente mal compreendido por quem está de fora, ele vai muito além do simples fanservice, misturando comédia, ação e, por vezes, reflexões filosóficas profundas sob uma estética provocativa.
💬 0