
Dar duas voltas na chave é mais seguro do que dar só uma?
Publicado em 1 de outubro de 2025 às 12:00
1 min de leituraSim.
Quanto menor o comprimento da lingueta (a peça metálica que a chave faz girar) dentro do batente, mais fácil será arrombar a porta. Por questões de segurança, as linguetas devem ter pelo menos 18 milímetros – e esse tamanho só costuma ser atingido com uma segunda voltinha.
Portas que têm trancas em vez de chaves (como as de banheiros públicos) só precisam de uma volta para expulsar a lingueta inteira. No Brasil, as regras para a fabricação de fechaduras são estabelecidas pela norma NBR 14913. Além do tamanho mínimo, as trancas devem resistir a 200 mil ciclos de abre e fecha sem falhas.
AS MAIS LIDAS DA SEMANA
Toda sexta, uma seleção das reportagens que mais bombaram no site da Super ao longo da semana.
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters pela manhã de segunda a sexta-feira.
Fonte: Superinteressante
Leia também
- Cometa mais brilhante do ano poderá ser visto a olho nu no Brasil; saiba quando

O céu noturno de outubro e novembro trará um visitante raro: o cometa C/2025 A6 Lemmon, que acaba de atingir sua maior aproximação da Terra e poderá ser visto a olho nu em várias regiões do Brasil.
💬 0 - Quais os exoplanetas mais promissores a abrigar vida?

Na hora de procurar por planetas potencialmente habitáveis, os cientistas procuram por características parecidas com as terrestres: um planeta rochoso, relativamente pequeno, a uma distância ideal da sua estrela para que a temperatura permita a existência de água líquida. Outros fatores, como a composição da atmosfera…
💬 0 - Meta: o Instagram mostra mais conteúdo nocivo a adolescentes vulneráveis

Mark Zuckerberg é fundador e CEO da MetaResumo
💬 0