
Dar duas voltas na chave é mais seguro do que dar só uma?
Publicado em 1 de outubro de 2025 às 12:00
1 min de leituraSim.
Quanto menor o comprimento da lingueta (a peça metálica que a chave faz girar) dentro do batente, mais fácil será arrombar a porta. Por questões de segurança, as linguetas devem ter pelo menos 18 milímetros – e esse tamanho só costuma ser atingido com uma segunda voltinha.
Portas que têm trancas em vez de chaves (como as de banheiros públicos) só precisam de uma volta para expulsar a lingueta inteira. No Brasil, as regras para a fabricação de fechaduras são estabelecidas pela norma NBR 14913. Além do tamanho mínimo, as trancas devem resistir a 200 mil ciclos de abre e fecha sem falhas.
AS MAIS LIDAS DA SEMANA
Toda sexta, uma seleção das reportagens que mais bombaram no site da Super ao longo da semana.
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters pela manhã de segunda a sexta-feira.
Fonte: Superinteressante
Leia também
- Você sabe qual smartphone dura mais? Estudo revela marcas mais e menos confiáveis
Um levantamento da organização de defesa do consumidor Which?, no Reino Unido, revelou quais fabricantes de smartphones entregam maior durabilidade e confiabilidade a longo prazo. A pesquisa analisou 15.644 dispositivos comprados nos últimos sete anos, acompanhando a frequência de defeitos e falhas após 1, 3 e 6 anos…
💬 0 - Irregularidade no mercado de HDs rende multa de mais de R$ 4,5 milhões
Decisão afeta empresa e indivíduos ligados a esquema de cartel (imagem: Cartist/Unsplash)
💬 0 - Cientistas encontram fóssil mais antigo e completo de dinossauro raro na Mongólia
Em Khuren Dukh, no deserto de Gobi, na Mongólia, um crânio foi encontrado incrustado na superfície de um penhasco. Era como se o fóssil do dinossauro estivesse aguardando pelo paleontólogo Tsogtbaatar Chinzorig. A descoberta revela uma nova espécie que preenche lacunas na história dos paquicefalossauros.
💬 0