
É o fim do Privacy Sandbox, projeto de privacidade online do Google
Publicado em 20 de outubro de 2025 às 10:54
2 min de leituraSímbolo da iniciativa Privacy Sandbox • Indiretamente, Google anunciou o fim do Privacy Sandbox, projeto criado para reduzir o uso de cookies de terceiros e aumentar a privacidade na web;
• Iniciativa enfrentou resistência do setor publicitário e questionamentos regulatórios nos EUA e Reino Unido, por exemplo;
• Embora descontinuado, Sandbox contribuiu com tecnologias como o CHIPS, que dificulta o rastreamento entre sites.
Sem fazer alarde e de modo indireto, o Google anunciou o fim do Privacy Sandbox, projeto que visava aumentar a privacidade dos usuários na web, principalmente no âmbito da publicidade digital. O motivo da descontinuação da iniciativa? Baixa adesão, de acordo com a companhia.
O Privacy Sandbox foi anunciado pelo Google em 2019 como um conjunto de tecnologias e práticas focado, sobretudo, em reduzir ou até eliminar os chamados cookies de terceiros no Chrome e, eventualmente, nos demais navegadores.
Qual o problema com esse recurso? Cookies são pequenos arquivos que contêm dados de navegação, como preferências ou informações de login usados para reconhecer você em futuros acessos àquele site. Cookies de terceiros, por sua vez, são aqueles que não foram gerados pelo site que você está acessando, mas por serviços externos atrelados a ele.
Na publicidade digital, cookies de terceiros são usados, por exemplo, para rastrear os sites acessados pelo usuário (rastreamento entre sites), de modo que seja possível conhecer os seus hábitos de navegação e oferecer anúncios contextualizados a ele.
Dado o uso abusivo que vinha sendo feito (e ainda vem) dos cookies de terceiros, o Privacy Sandbox foi criado com o objetivo de substituir esse recurso nos navegadores, tanto quanto possível.
Contudo, o projeto encontrou vários obstáculos pelo caminho. Para começar, o Google teve dificuldades para convencer o setor de publicidade digital da viabilidade do projeto.
Uma das propostas do Google consistia em substituir os cookies por um mecanismo que enviasse anúncios direcionados aos usuários no Chrome, mas restringindo o rastreamento entre sites. Empresas de publicidade temiam que essa abordagem causasse impacto negativo nas receitas dos anúncios, porém.
Mas a maior dificuldade era de ordem regulatória: autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido, por exemplo, desconfiavam de que o Privacy Sandbox pudesse ser usado para tornar o Google ainda mais dominante no mercado de anúncios online, o que prejudicaria principalmente concorrentes pequenos.
Em 2024, o Google desistiu da ideia de acabar com os cookies de terceiros, mas manteve o Privacy Sandbox. Até agora.
Principal prédio do Google
Fonte: Tecnoblog
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