Pular para o conteúdo
Electronic Arts desiste de reviver sua série de basquete universitário
Games
electronic
arts
desiste
reviver
sua
série

Electronic Arts desiste de reviver sua série de basquete universitário

Publicado em 5 de setembro de 2025 às 16:12

2 min de leitura

Fonte: Adrenaline

Embora a 2K reine sozinha no mundo do basquete com sua série anual NBA 2K, houve um tempo no qual a Electronic Arts também era uma concorrente forte no segmento. Entre as armas da empresa estava a franquia NCAA, inspirada nas disputas universitárias, que ela planejava reviver em breve — mas isso não vai mais acontecer.

Um memorando interno obtido pelo site Extra Points mostra que a divisão EA Sports desistiu da ideia por uma questão de licenciamento. Segundo Sean O’Brien, vice-presidente de parcerias da empresa, algumas universidades acharam melhor aceitar as ofertas que haviam sido feitas pela concorrente 2K.

Segundo ele, a situação faz com que a Electronic Arts precise rescindir as propostas que já foram feitas e, com isso, ela vai desistir de seu novo game de basquete. Isso deve dar à 2K uma chance ainda maior de dominar o mercado, visto que ela também está desenvolvendo um jogo dedicado à experiência universitária.

Electronic Arts é conhecida por pagar pouco a atletas universitários

“Todos na EA Sports estão desapontados porque não conseguimos encontrar um caminho adiante aceitável”, afirma o memorando. “Mas apreciamos seu suporte em tentar trazer um jogo separado de basquete universitário com todos os homens e mulheres de instituições da Divisão 1 e atletas estudantes, conferências e também a NCAA”.

Foto: Divulgação/Electronic Arts

Segundo o The Atlantic, que confirmou a veracidade do documento, a Electronic Arts pretendia lançar seu jogo em algum momento de 2028. A situação traz à lembrança os bastidores de College Football, que foi lançado com sucesso pela empresa. Segundo relatos, ela é conhecida por querer pagar pouco para a atletas em formação, chegando a oferecer somente US$ 600 por cada aparição.

Assim, não é difícil imaginar que a companhia tenha tentado repetir essa tática com seu jogo de basquete. No entanto, a presença da 2K no mesmo segmento interferiu negativamente em seus planos, especialmente dado o fato de que ela tem uma franquia consolidada e bons motivos para investir mais em seus derivados.

Foto: Divulgação/Electronic Arts

Apesar de ainda ser forte no futebol e no futebol americano, a EA Sports está longe do segmento de basquete desde 2018, quando NBA Live 19 foi lançado. Já a série NCAA Basketball, iniciada por ela em 1999, teve seu décimo e último capítulo lançado em 2009 e permanece desconhecida por toda uma geração de jogadores.

Fonte: Polygon

Conteúdo Relacionado

Enfim o lançamento

Novo Skate da Electronic Arts ganha data e detalhes do Acesso Antecipado

Leia também