Pular para o conteúdo
Games de The Witcher erraram um ponto crucial dos livros, afirma autor
Games
games
the witcher

Games de The Witcher erraram um ponto crucial dos livros, afirma autor

Publicado em 1 de outubro de 2025 às 08:41

2 min de leitura

Conhecido por seus comentários nem sempre elogiosos ao trabalho da CD Projekt RED, o autor dos livros de The Witcher, Andrzej Sapkowski, voltou a criticar a desenvolvedora. Segundo ele, um dos elementos mais importantes de todos os jogos são fruto de um erro crucial que a empresa cometeu ao interpretar a obra original.

Em meio à promoção do volume Encruzilhada dos Corvos, lançado internacionalmente no final de setembro, Sapkowski participou recentemente de um AMA no Reddit. Nele, o autor afirma que o sistema de diferentes escolas de bruxos presente nos games simplesmente não existe na literatura.

Foto: Divulgação/CD Projekt RED

O criador de The Witcher afirmou que a referência a uma “escola do lobo” presente no volume O Último Desejo foi fruto de um erro de revisão. “Mais tarde eu julguei isso indigno de desenvolvimento e narrativamente incorreto, até mesmo prejudicial à trama”, explicou. “Portanto, nunca mais inclui referências a nenhum Witcher de Grifinória ou Sonserina. Nunca mais”.

The Witcher 4 promete apresentar uma nova escola

Segundo Sapkowski, a popularidade das “escolas” de bruxos é resultado das diversas traduções que a série recebeu com o passar dos anos. Ele afirma que o conceito ficou particularmente popular entre “as pessoas de videogames”, que o usaram para desenvolver mecânicas e narrativas.

Foto: Divulgação/CD Projekt RED

O autor afirma que, diante da popularidade que o conceito (errado, segundo ele) teve, duas possibilidades se apresentam. O “caminho de menor resistência” é apagar a frase polêmica de edições futuras de O Último Desejo e esperar que o assunto morra com o tempo. A outra, segundo ele, é tentar “expandir e esclarecer o tópico” em alguma obra futura.

Nos jogos de The Witcher, as diferentes escolas de bruxos são essenciais em vários sentidos. O segundo game, por exemplo, traz como grande vilão um aprendiz da Escola da Víbora, que decide matar diversos monarcas, provocando instabilidades políticas. Já o quarto game, ainda em desenvolvimento, deve trazer Ciri como membra de uma escola totalmente nova.

Foto: Divulgação/CD Projekt RED

Durante o AMA, Sapkowski também comentou que, em sua visão, as adaptações de sua obra trabalham de forma separada do texto original e devem ser vistas como produtos à parte. Ao mesmo tempo, ele afirmou que “a palavra escrita sempre e decididamente triunfa sobre imagens e nenhuma foto — animada ou não — pode igualar o poder da palavra escrita”.

Ficou bom?

The Witcher: Veja o primeiro vídeo de Liam Hemsworth como Geralt na 4ª temporada

Fonte: Adrenaline

Leia também