
Ghost of Yōtei: Estúdio explica por que optou por um final único, diferente de Tsushima
Publicado em 21 de outubro de 2025 às 14:07
2 min de leituraA Sucker Punch Productions revelou o motivo por trás da decisão de criar apenas um final para Ghost of Yōtei, diferente do que fez em Ghost of Tsushima. Em entrevista recente, o escritor-chefe Ian Ryan explicou que, embora o estúdio tenha considerado múltiplas possibilidades de conclusão para a jornada da protagonista Atsu, optou por um desfecho único para melhor servir a narrativa central do jogo.
SPOILERS DA HISTÓRIA DE GHOST OF YOTEI ABAIXO!
“Consideramos absolutamente tudo para esse final”, afirmou Ryan. O time avaliou diversas abordagens, incluindo versões mais felizes e outras mais trágicas para o encerramento da história. Segundo o escritor, era fundamental mostrar que Atsu precisaria sacrificar certas coisas e perder elementos que estavam fora de seu controle, independente de seus esforços.
A decisão de não oferecer escolhas no final pode parecer contraditória com a filosofia geral de Ghost of Yōtei, que valoriza a liberdade e agência do jogador ao longo da aventura. “Grande parte do jogo trata sobre liberdade e dar ao jogador controle sobre suas ações, e abraçamos isso sempre que possível”, explicou Ryan. No entanto, o estúdio queria demonstrar que, apesar de todas as escolhas feitas no caminho, Atsu chega a um ponto onde não consegue seguir adiante com seu irmão.
Ryan detalhou como o final conecta-se com temas centrais da narrativa: “Queríamos mostrar que ela teve um momento de conexão com o irmão, reconstruindo algo que pensava ter perdido para sempre. E também colocar Atsu nessa posição com sua sobrinha, cuja existência ela desconhecia até recentemente”. A protagonista precisa levar adiante o mantra de Jubei de “lutar pelos vivos” e honrar o espírito de seu irmão mesmo sem sua presença física.
Embora a equipe tenha considerado desfechos alternativos onde outros personagens, incluindo Jubei, sobrevivessem, o escritor reconheceu que “a história simplesmente não nos levou por esse caminho”. A Sucker Punch não queria oferecer escolhas apenas por oferecer, especialmente em um momento tão crucial da narrativa.
Fonte: GameVicio
Leia também
- Por que a Konami anunciou três Silent Hill de uma vez? Produtor explica

Em 2022, a Konami surpreendeu aos fãs de Silent Hill ao anunciar não somente que a franquia iria retornar após um tempo “na geladeira”, mas faria isso na forma de três games. Três anos depois, dois dos títulos anunciados já foram lançados e mostraram que a franquia ainda ocupa um espaço importante no mundo dos games.
💬 0 - Ghost of Yōtei: Sucker Punch indica que história de Atsu não terminou

Skate ganha evento de Halloween com muitas novidades A EA anunciou o evento temático Skate-o-Ween, que chega a Skate nesta terça-feira, 21 de outubro O maior site de PlayStation da América Latina Poucas semanas após o lançamento de Ghost of Yōtei, a Sucker Punch Productions já pensa no futuro da nova heroína da franqu…
💬 0 - Estúdio de Lords of the Fallen é criticado por dizer que seu jogo estaria “carregando a tocha” dos Soulslikes

Lords of the Fallen está no centro de uma polêmica após declarações que dividiram a comunidade de fãs de jogos Soulslike. O título da Hexworks, que conseguiu conquistar seu próprio espaço no gênero popularizado por Dark Souls e Bloodborne, enfrenta agora críticas de parte de sua base de jogadores.
💬 0