Pular para o conteúdo
Por que a Konami anunciou três Silent Hill de uma vez? Produtor explica
Games
por
que
konami
anunciou
três
silent

Por que a Konami anunciou três Silent Hill de uma vez? Produtor explica

Publicado em 21 de outubro de 2025 às 08:25

3 min de leitura

Em 2022, a Konami surpreendeu aos fãs de Silent Hill ao anunciar não somente que a franquia iria retornar após um tempo “na geladeira”, mas faria isso na forma de três games. Três anos depois, dois dos títulos anunciados já foram lançados e mostraram que a franquia ainda ocupa um espaço importante no mundo dos games.

Na época, a desenvolvedora japonesa revelou que estava desenvolvendo um remake do segundo capítulo, Silent Hill f e Townfall, este último ainda não lançado. Além disso, a empresa também anunciou a série interativa Silent Hill: Ascension que, apesar de ter ganhado um Emmy, não foi muito bem-recebida pelo público.

今から3年前、2022年に『サイレントヒル2』『サイレントヒルf』『サイレントヒルタウンフォール』の3本のタイトルを発表したけど、リメイク1本だけでの発表、いわゆる様子見リメイクはしたくなかったんですよね。… https://t.co/AXmbPVwPbt

— 岡本基 (@obakemogura) October 17, 2025

Segundo o produtor da série, Motoi Okamoto, o “anúncio triplo” foi planejado como uma forma de a Konami demonstrar seu compromisso com os novos games. A intenção era mostrar que as histórias de terror tinham futuro e que a desenvolvedora não estava planejando somente um lançamento individual, para depois voltar a esquecê-las.

Konami queria provar que está comprometida com Silent Hill

“Há três anos, em 2022, anunciamos três títulos — Silent Hil 2, Silent Hill f e Silent Hill: Townfall”, explicou Okamoto em sua conta no X. “Não queríamos anunciar somente um único remake para ‘testar as águas’. Queríamos que as pessoas sentissem o quão sérios estávamos sobre reviver a série”.

Foto: Divulgação/Konami

“Desenvolver um remake e um novo título simultaneamente naturalmente envolve riscos, mas queríamos demonstrar nosso compromisso, antes de mais nada. Somente quando um novo game é anunciado é que o futuro de uma série pode ser visto”, continuou o produtor.

Segundo Okamoto, a Konami não queria adotar uma abordagem de “esperar para ver” se ainda havia interesse do público por Silent Hill. Ele explica que os consumidores conseguem perceber quando uma empresa está fazendo isso, e respondem também decidindo adiar suas compras, como forma de evitar frustrações.

Empresa quer atrair novos fãs

O produtor da série de terror também explicou os motivos pelos quais o remake de Silent Hill 2, feito pela Bloober Team, não foi feito para agradar somente a quem já conhecia o game original. Segundo ele, projetos do tipo realmente tendem a atrair fãs antigos, mas “somente cerca de metade deles” tende a voltar para conferir trabalhos refeitos.

Foto: Divulgação/Konami

Assim, foi preciso desenvolver o projeto de forma a explorar novos elementos que fizessem a base de usuários crescer. O resultado deu tão certo que a Konami renovou sua parceria com o estúdio, que atualmente já trabalha na reimaginação do capítulo que deu início à série.

Enquanto Townfall não chega às lojas, a empresa japonesa já planeja os próximos passos da série, embora ainda não tenha feito muitos anúncios nesse sentido. No entanto, Okamoto já adiantou que a companhia pretende continuar experimentando com novos formatos e narrativas para evitar que a franquia fique estagnada.

Fonte: Adrenaline

Leia também