
Gnome 49 é oficial: veja o que o ambiente para Linux traz de novo
Publicado em 18 de setembro de 2025 às 15:51
1 min de leituraGnome 49 “Brescia” (imagem: reprodução/Gnome)
• Gnome 49 “Brescia” apresenta Showtime como novo player de vídeo, substituindo o Totem, e o Papers como novo visualizador de documentos, substituindo o Evince;
• O Gnome Maps, agora com ícones de transporte público e etiquetas interativas, é outro destaque;
• A nova versão do ambiente de desktop deverá marcar presença nas próximas versões de distribuições Linux como Debian, Fedora e Ubuntu.
Um dos ambientes de desktop mais populares do universo Linux acaba de ganhar uma nova versão: o Gnome 49 “Brescia” foi lançado oficialmente trazendo um novo reprodutor de vídeo, um visualizador de arquivos renovado e pequenas melhorias que, juntas, prometem aprimorar a experiência do usuário.
Com base nas notas oficiais, as principais novidades são descritas a seguir.
Player de vídeos Showtime
O Gnome 49 substitui o clássico reprodutor nativo de vídeos Totem pelo Showtime, que tem uma interface mais funcional e moderna por ser desenvolvida em GTK 4 (um toolkit específico para desenvolvimento de interfaces) e com a biblioteca de padrões visuais Libadwaita.
Entre os recursos do Showtime estão suporte a legendas, ajustes da velocidade de produção e troca de faixa de áudio, por exemplo. Outros recursos incluem rotação do vídeo e captura de tela.
O reprodutor de vídeo Showtime, do Gnome 49 (imagem: reprodução/Gnome)
Visualizador de documentos Papers
Outra troca está no visualizador de documentos Papers, que entra no lugar do Evince. Na verdade, o Papers é uma evolução do Evince, pois é baseado neste último, mas, novamente, teve sua interface modernizada graças ao uso do GTK 4 com a biblioteca Libadwaita.
Com o Papers é possível visualizar arquivos em formatos como PDF, DjVu e TIFF, bem como em formatos para histórias em quadrinhos (HQs), como CBR, CBT, CBZ e CB7.
Papers para Gnome 49 (imagem: reprodução/Gnome)
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- China cria substituta para BIOS do computador

Consórcio de empresas chinesas desenvolveu novo firmware para computadoresResumo
💬 0 - EUA avaliam bloquear exportações de software para a China em resposta a restrições de terras-raras

A administração Trump está considerando uma medida que pode redefinir o comércio tecnológico global: limitar exportações de produtos que contenham ou sejam fabricados com software americano para a China, informa a Reuters. A proposta, que abrange desde notebooks até motores de aeronaves, surge como resposta ao recente…
💬 0 - Anatel cria laboratório para combater provedores clandestinos ligados ao crime organizado

A Anatel anunciou a criação de um laboratório de inteligência em parceria com o Ministério da Justiça, especificamente desenhado para desarticular redes clandestinas de provedores de internet que têm financiado e facilitado operações do crime organizado em comunidades de todo o país.
💬 0