
Hideo Kojima: “IA é para produtividade, não criatividade”
Publicado em 16 de outubro de 2025 às 06:50
3 min de leituraQuantic Dream está trabalhando em uma “experiência multiplayer competitiva” Estúdio de Heavy Rain e Detroit: Become Human vai apostar em um jogo competitivo O maior site de PlayStation da América Latina Lendário desenvolvedor, Hideo Kojima falou sobre a polêmica da inteligência artificial nos games O lendário criador de Death Stranding e Metal Gear Solid, Hideo Kojima, acredita que a inteligência artificial pode se tornar uma aliada no desenvolvimento de jogos — especialmente para lidar com tarefas repetitivas e demoradas. Em entrevista à Wired Japan, o diretor da Kojima Productions explicou que, embora muitos vejam a IA como uma ferramenta criativa para gerar ideias, ele prefere encará-la como um “parceiro de trabalho” capaz de otimizar o processo sem substituir a visão humana: “Quero que a IA cuide das tarefas tediosas, para reduzir custos e acelerar o desenvolvimento”, afirmou Kojima. Ele destacou que seu interesse está em co-criar com a IA, e não apenas utilizá-la de forma passiva. Embora não tenha especificado exemplos, o criador deu a entender que se refere a atividades técnicas e repetitivas, como sincronização labial em múltiplos idiomas ou ajustes de produção que consomem tempo das equipes. A visão de Kojima ecoa a de outros grandes nomes da indústria. Recentemente, Rebecka Coutaz, vice-presidente e gerente geral dos estúdios Battlefield na Europa, comentou à BBC Newsbeat que ferramentas de IA generativa foram utilizadas durante a pré-produção de Battlefield 6 — não no conteúdo final, mas como suporte criativo. “Elas permitem mais tempo e espaço para sermos criativos”, afirmou. Na mesma entrevista, Fasahat “Fas” Salim, diretor de design da Criterion, reforçou que a IA deve ser vista como um instrumento de aprimoramento de fluxo de trabalho, e não como uma ameaça à criatividade humana. “Não é algo para se temer. A questão é como podemos incorporá-la de forma produtiva e usá-la para levar nossos jogos a outro nível.” Para Kojima, a tecnologia é uma ferramenta promissora — uma espécie de copiloto que ajudará os desenvolvedores a focar no que realmente importa: a imaginação e a inovação que tornam os jogos únicos. Ou seja, nada de pensar que a IA vai substituir os humanos, mas sim ajudá-los a trabalharem ainda melhor.
Mais em Notícias Estúdio de Heavy Rain e Detroit: Become Human vai apostar em um jogo competitivo Chris Stockman acredita que GTA 6 pode ser o único game que justificaria um preço tão alto, citando a escala monumental do projeto Jogadores poderão explorar os Estados Unidos sem conexão à internet pela primeira vez Após pedidos da comunidade, o próximo game de James Bond chega com suporte ao nosso idioma no dia 27 de março de 2026 Mais de 7 milhões de cópias vendidas em apenas três dias Shadow Tactics: Blades of the Shogun agora roda em 4K a 60 FPS no PS5 e está no PS Plus Extra Disputa judicial entre as empresas revela bastidores inesperados Ator reconhece os desafios de substituir Henry Cavill e garante ter colocado "tudo o que tinha" em sua versão do personagem Astro Bot, Kratos, Ellie e outros ícones da marca podem ganhar mais espaço fora das telas com a expansão da linha de produtos licenciados da Sony Return to Silent Hill estreia no ano que vem, com direção de Christophe Gans - vinte anos depois do filme original
Fonte: MeuPlaystation
Leia também
- Hideo Kojima prevê uso de IA para criar remakes e sequências no futuro

Hideo Kojima, o lendário criador da série Metal Gear Solid, compartilhou sua visão sobre como a indústria de games poderá utilizar inteligência artificial no futuro. Em entrevista à Rolling Stone Brasil, o renomado desenvolvedor sugeriu que as IAs eventualmente assumirão a criação de remakes e sequências, permitindo q…
💬 0 - Ghost of Yotei e o cuidado para não virar jogo de tiro

Principal lançamento do PlayStation nesta reta final de 2025 e talvez o protagonista do ano todo para a marca, [Ghost of Yotei](https://amzn.to/4n9dLua) nasce com o compromisso de manter nutrida uma generosa base de fãs criada em Ghost of Tsushima, que oferece uma experiência digna da história dos samurais.
💬 0 - OD Knock, novo jogo de Hideo Kojima, ganha novo trailer de 3 minutos. Confira!

O aguardado OD Knock ganhou um novo trailer de três minutos que revela mais detalhes sobre a experiência única criada por Hideo Kojima em parceria com a Microsoft. A prévia mostra que o game está cumprindo a promessa de oferecer uma proposta inovadora que desafia os limites entre jogos e filmes, com forte inclinação p…
💬 0